Estão abertas as inscrições do programa Juventude Empreendedora. São cursos gratuitos de empreendedorismo ao vivo no ambiente virtual. Dirigido a jovens de 17 a 29 anos de todo o Brasil, a ação busca promover a geração de emprego e renda em tempos de pandemia, e foi idealizado pelo Fórum da Juventude da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, em parceria com o Conselho Nacional de Juventude, a Besouro Agência de Fomento Social e o Governo de Goiás, como explica o superintendente da Criança, Adolescente e Juventude da Secretaria de Desenvolvimento Social de Goiás, Ricardo Costa, em entrevista ao Sagres em Tom Maior #272 desta quinta-feira (20).

“Essa metologia já foi aplicada em 15 países. Já tivemos mais de 100 mil jovens que já assistiram e se formaram por esse curso. E desses 100 mil jovens, tivemos mais de 30 mil empresas abertas por esses jovens. É um método internacional que, pelo segundo ano estamos aplicando aqui no nosso país, e temos o estado de Goiás como o primeiro a assinar o termo de pactuação pelo governador Ronaldo Caiado. Significa que o estado de Goiás pode adentrar os seus jovens à inscrição desse curso de capacitação”, esclarece.

Ao todo, 50 jovens serão escolhidos pelos melhores planos de negócios. Os selecionados receberão consultoria gratuita por 90 dias da Besouro, e três deles terão uma premiação em Brasília. O programa é aberto a todos os jovens, desde os que já empreendem aos que ainda pensam iniciar o próprio negócio. Para a gerente de Políticas Públicas de Juventude, Cejanne Gonçalves, o projeto reforça a cultura do empreendedorismo no país.

“Além da falta de uma cultura do empreendedorismo no nosso país, o jovem também esbarra em muitas barreiras tarifárias, de conhecimento. Muitas vezes começam um negócio sem conhecimento teórico, indo com a cara e com a coragem”, afirma.

O curso será realizado de 24 a 28 de maio. Serão 120 horas de capacitação. O conteúdo do curso será dividido em 11 etapas que abordam finanças; comunicação on-line e off-line; gestão de pessoas; redes de relacionamentos; marketing e vendas. A plataforma de ensino aplica a metodologia by necessit, que trabalha o empreendedorismo a partir da vivência do aluno. O método aborda o modelo tradicional de planos de negócios direta e indiretamente no Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. 

O Juventude Empreendedora já impactou mais de 10 mil pessoas em mais de mil cidades de todos os Estados brasileiros e do Distrito Federal. Desde a sua criação, em 2019, o programa contabilizou, no mundo, 30 mil inscritos, 27 mil alunos certificados como empreendedores, e impactou mais de 100 mil pessoas.

As inscrições estão abertas pelo site www.juventudeempreendedora.com. As aulas podem ser acessadas pelo mesmo site, das 18h às 22h.

Confira a entrevista na íntegra a seguir no STM #272