(Foto: Sagres  on)

O vereador Jorge Kajuru (PRP) foi oficializado como pré-candidato ao Senado na chapa de Ronaldo Caiado (DEM). Os outros nomes da composição majoritária já estavam definidos, Lincoln Tejota (PROS) será o candidato a vice governador e Wilder Morais (DEM) será o outro candidato ao Senado. Kajuru disse que estará na campanha ao lado de quem realmente desejou.

Kajuru estava sendo cogitado para entrar na chapa do deputado federal Daniel Vilela (MDB), inclusive essa é a preferência do presidente licenciado do PRP, Jorcelino Braga. Um evento foi realizado nesta terça-feira (17) para oficializar o nome do vereador na chapa. Ele chegou ao local ao lado dos outros componentes da coligação majoritária.

“Eu só ficaria dois anos como vereador. Não enganei meu eleitor. Tenho meu sonho de representar Goiás em Brasília. Aprendi que quando você tem razão, o seu advogado é Deus. Forte ou fraco você sempre vence. Eu tenho razão porque estou com quem eu quero”, declarou.

Ações

Ronaldo Caiado disse que com a definição da chapa já tem condições de ir para o interior do estado pedir votos. A partir desta quarta-feira (17), a intenção é de visitar quatro ou cinco cidades por dia. Caiado disse que não cabe a ele avaliar as outras candidaturas e as indefinições ainda existentes nos demais grupos.

“Não cabe a mim a pauta das outras candidaturas, é uma estratégia nossa, muito bem discutida. Muito bem avaliada. Até porque não existe nenhuma decisão pessoal do senador Ronaldo Caiado, todas as decisões nossas são de colegiado. Toda a estratégia foi bem discutida, elaborada, foi uma discussão ampla. Não tem porque nós aguardamos, porque temos uma campanha extremamente curta e o ponto principal é que podemos apresentar nossos candidatos no sentimento de mudança que tem a população”, afirmou.

Sem citar nomes, Caiado disse que para os oposicionistas é melhor encurtar a campanha, mas para a candidatura dele, o melhor já é iniciar o debate e construir o plano de governo. “Outros preferem jogar para a última data para encurtar o máximo a campanha, não é nosso caso, nós gostamos da campanha e temos que buscar mais informações para construir em quatro mãos o nosso plano de governo”, afirmou.

Posições contrárias

Na última semana, o deputado estadual Lincoln Tejota foi oficializado como pré-candidato a vice-governador na chapa de Ronaldo Caiado. Questionado sobre possíveis desgastes com alguns membros oposicionistas, como Alexandre Magalhães presidente do antigo PSDC, atualmente DC (Democracia Cristã), que disse em entrevista a alguns veículos de imprensa que não foi consultado, Ronaldo Caiado argumentou que houve sim uma conversa com outras lideranças.

“O fato principal do projeto é que nossa chapa está montada. A sociedade goiana quer discutir Saúde, Educação, Segurança Pública. As pessoas foram consultadas, puderam rapidamente opinar sobre candidaturas. O Samuel Belchior sempre os representou, participou da votação, todos estavam lá sendo representados ou não. É impossível achar que podemos reunir 100, 200 pessoas no mesmo momento”, declarou.

O coordenador de campanha de Ronaldo Caiado e prefeito de Catalão, Adib Elias (MDB) disse que na última segunda-feira (16), ligou para Alexandre Magalhães para conversar sobre o fato.

“Esperamos que ele (Alexandre Magalhães) esteja conosco trabalhando violentamente para levar o Ronaldo a eleição ao governo do Estado.Eu ontem mesmo liguei para ele. O que pretendo é formar um grupo para me ajudar dentro dessa coordenadoria. O próprio deputado Samuel Belchior, Naílton Oliveira, Marcelo Melo do entorno de Brasília. Todos nós estamos juntos para formatar e levar o Ronaldo o maior número possível de municípios”, afirmou Adib Elias.

Pressão

Após ser anunciado como vice na chapa de Ronaldo Caiado, Lincoln Tejota disse a reportagem Sagres 730, que tem sofrido pressões pelo lado do governo. “É próprio do jogo. Isso é esperado, porque infelizmente ocorre esta prática de perseguição, não vou diminuir o meu trabalho, por conta disso”, afirmou.