Sagres em OFF
Rubens Salomão

Lançado por Iris ao governo, Mendanha sonha com Senado

Prestes a ser reeleito com facilidade, ao que tudo indica, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (MDB), tenta consolidar passos na direção de se tornar uma liderança política de abrangência estadual. Mesmo antes de ser aconselhado por Iris Rezende a se “preparar” para governar o estado a partir do fim do próximo mandato, em 2024, Mendanha já apresentava entre amigos – e com discrição, o desejo de se candidatar ao Senado em 2022.

Por enquanto, o prefeito de Aparecida prefere desconversar publicamente sobre objetivos futuros e diz manter foco na disputa municipal. No entanto, as idas e vindas na escolha do candidato a vice neste ano e a rejeição a Veter Martins deixam clara a cautela para selecionar alguém fiel ao grupo emedebista para assumir nos dois últimos anos de gestão.

Apesar da amizade com Gustavo, Veter (PSD) compõe grupo liderado por Vilmar Rocha e Vanderlan Cardoso, que deverá seguir em lado oposto ao de Mendanha em 2022.

Ouça a coluna Sagres em Off:

Ciúme de Fé

O deputado federal Francisco Júnior organizou e o candidato Vanderlan Cardoso se reuniu ontem (20) com padres e diáconos de Goiânia, que reclamaram da falta de afagos da gestão de Iris Rezende (MDB).

Comparação

Durante a reunião, os católicos compararam o tratamento dispensado no Paço às pautas de evangélicos e criticaram o fato de sequer serem atendimentos para adiantar demandas como, por exemplo, a regularização de áreas de igrejas na cidade.

O tal legado

Vanderlan evitou fazer coro às críticas contra Iris, mas se comprometeu a verificar a situação e ajudar, caso seja eleito.

Confronto direto

O principal debate da campanha de Goiânia no primeiro turno será realizado de forma remota, pela internet. O Sistema Sagres de Comunicação tem na agenda o confronto entre prefeitáveis em dois dias: quarta e quinta-feira da próxima semana, às 7h30.

Interrogação

O candidato Maguito Vilela (MDB) estará no prazo de 14 dias de isolamento, depois do resultado positivo para covid-19, recebido ontem (20). A equipe do emedebista se reuniu e “avalia todos os cenários” para possível participação no debate.

Consumo interno

O ex-governador Marconi Perillo voltou a participar de evento político em Goiás pela primeira vez, desde a derrota acachapante e prisão pela PF em 2018. Discursou na última noite em evento da campanha de Talles Barreto a prefeito de Goiânia.

Ambiente controlado

A escolha, no entanto, foi realizar reunião fechada, com cerca de 100 pessoas, e – pasmem – sem qualquer transmissão nas redes sociais. Marconistas afirmam se tratar de um teste para a reapresentação da imagem de Marconi.

AMBROSIAS

O doce continua fora do cardápio do Palácio das Esmeraldas, ao menos por enquanto, quando o assunto é a corrida para retomar a maioria confortável do governo de Ronaldo Caiado na Assembleia Legislativa.

Compasso de espera

Os articuladores caiadistas e o próprio governador mantêm contato com os aliados desgarrados, mas aguarda a conclusão das eleições municipais para incluir os suplentes que poderão assumir na Alego, com a eleição de deputados candidatos.

Doce político

A ambrosia é símbolo, há décadas, dos acordos fechados no Palácio das Esmeraldas e é quadro eventual desta Coluna.

Mais lidas:

Leia também: