A solenidade ocorreu no salão nobre do Paço Municipal (Foto: Edilson Pelikano)

A partir do próximo ano, o dia 14 de dezembro será marcado como o  Dia Municipal em Defesa das Universidades Federais do Estado. A lei 2019/355 foi sancionada nesta sexta-feira (27) pelo prefeito Iris Resende, em solenidade no Paço Municipal, que contou com a presença do reitor da Universidade Federal de Goiás, Edward Madureira, da vice-reitora Sandramara Matias, além de parte da comunidade acadêmica. A data estipulada se refere ao aniversário da UFG, que foi fundada em 1960.

Iris Resende disse que participou da luta pela criação da UFG e afirmou ser uma honra sancionar a lei que, segundo ele, homenageia os pesquisadores, professores, servidores técnico-administrativos e alunos da instituição. “Estou tendo a honra de sancionar esta lei na presença de figuras expressivas da área educacional de Goiás. Esta iniciativa, portanto, é um exemplo para o país, pois honra uma universidade que garante ensino para o filho do povo”, disse o prefeito.

De acordo com o texto sancionado, no dia 14 de dezembro será realizada audiência pública na Câmara Municipal de Goiânia. “Na ocasião, o Poder Legislativo vai conceder a Comenda e o Certificado Colemar Natal e Silva aos pesquisadores, estudantes e servidores da instituição que foram destaques no ano”, afirmou o autor do projeto, o vereador Anselmo Pereira.

O reitor da UFG, Edward Madureira, celebrou a sanção da lei. “Presenciar este momento, pelo qual o município passa a dedicar um dia em especial à universidade que tanto contribui para o desenvolvimento de Goiânia, do Estado e do país, é motivo de muito orgulho para todos nós”,disse.