As indústrias e empresas que fabricam ou comercializam bebidas alcoólicas em Goiânia estão obrigadas, desde o início deste ano, a incluírem em seus rótulos fotografias de veículos em colisão, envolvendo motoristas embriagados. A intenção é conscientizar os cidadãos sobre os riscos de se aliar direção e bebida. A lei, aprovada e sancionado no fim de 2013, também determina a publicação de estatísticas sobre mortes e lesões graves causadas por acidentes de trânsito, além da mensagem: “Se beber, não dirija”.

A Lei foi publicada no Diário Oficial do Município do dia 02 de janeiro e, portanto, as empresas têm até o dia 02 de abril para se adequar às novas determinações. Depois deste prazo de 90 dias, o descumprimento poderá causar multas a serem calculadas.

A autora da matéria, vereadora Cida Garcêz (Solidariedade) afirma ter certeza de que a medida será importante para reduzir os altos índices relativos à violência no trânsito. “A intenção é inibir e conscientizar os condutores de que não devem dirigir após beber. Os rótulos serão informativos, com imagens de acidentes ocorridos nos quais os motoristas estavam alcoolizados,” argumenta.

A vereadora ainda afirma que a Lei não entende como uma prioridade as consequências financeiras e de logística que serão enfrentadas pelas indústrias para se adequarem à determinação. “Para a indústria eu acho que o impacto não será grande. Mas a minha preocupação não é com a indústria e sim com o ser humano,” afirma.

A reportagem entrou em contato com a maior produtora de bebidas alcoólicas do País, a AMBEV, que é responsável pela produção de várias cervejas, como Skol, Antarctica e Brahma. O conglomerado afirmou, pela assessoria de Comunicação, que não vai comentar a nova determinação em Goiânia.

A reportagem ainda aguarda a resposta da Associação Brasileira de Bebidas.