A partir do dia 12 de dezembro, os bancos que operam na capital serão obrigados a colocarem seguranças nos caixas eletrônicos 24 horas. Na avaliação do autor do projeto de lei, transformado em lei, Joãozinho Guimarães (PRB), a legislação deve minimizar os crimes de saidinha de banco.

“Se tiver um segurança próximo, o assaltante vai pensar duas vezes ao se aproximar. Tenho certeza que isso não pode resolver 100%, mas vai ajudar muito”.

O projeto de lei, após aprovado pela Câmara, foi encaminhado ao Prefeito Paulo Garcia, para que fosse sancionado ou vetado. No entanto, como ele não vetou nem sancionou, a responsabilidade pela promulgação foi transferida para a Câmara. A lei foi promulgada no dia 15 de agosto. Segundo o vereador Joãozinho Guimarães, a Legislação será aplicada inclusive em caixas eletrônicos fora dos bancos e a fiscalização ficará por conta do Procon Municipal.

Segundo o vice-presidente da Associação de Bancos do Estado de Goiás (Asban), Mário Jorge Alencastro, as questões legislativas quanto a segurança bancária são de competência da União.
“Já encaminhamos a publicação no Diário Oficial para o jurídico da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) e deve ser discutida a inconstitucionalidade”, destacou.