A lei de transparência prevê a divulgação em tempo real dos gastos por meio da internet

Prefeitos e presidentes de câmara municipais goianos participaram, na última quinta-feira,17, do evento Transparência na Administração Pública – Dever Constitucional. O convite do evento partiu do Ministério Público, foi organizado pelo Centro de Apoio Operacional do Patrimônio Público. No encontro foram discutidas ações que possam facilitar os prefeitos a cumprirem a lei de transparência.

 

A lei de transparência prevê a divulgação em tempo real dos gastos por meio da internet. A lei afirma que qualquer cidadão, partido político, associação e sindicato podem denunciar aos Tribunais de Contas dos estados ou ao Ministério Público o seu descumprimento.

 

O prefeito de Quirinópolis que também é Presidente da Frente Municipalista, Gilmar Alves, também deu sua opinião sobre a lei. Gilmar afirmou que Quirinópolis já tem um trabalho de transparência, pois é fiscalizado pela Câmara de Vereadores, população, Tribunal de Contas e pelo Ministério Público. O prefeito afirmou que a Frente Municipalista pretende elaborar um diário oficial.

 

Já o prefeito de Abadia de Goiás, Valderci Salviano Mendonça, afirma que é a lei de transparência é importante para a população julgar a administração dos prefeitos. O prefeito disse ainda que a internet vai possibilitar a fiscalização dos administradores e investimentos públicos e traz tranquilidade aos gestores públicos.