Sagres em OFF
Rubens Salomão

Líder da base caiadista retoma críticas a governo tucano para contestar opositores

O deputado estadual Bruno Peixoto (MDB) foi o único aliado a rebater, na primeira sessão extraordinária da Assembleia Legislativa neste mês de julho, críticas de opositores ao pacote de programas sociais enviado pelo governador Ronaldo Caiado (DEM) à Casa. O líder da base aliada ouviu calado às ponderações de Antônio Gomide (PT), Eduardo Prado (DC) e Alysson Lima (Solidariedade), mas preferiu não engolir à seco as ponderações da deputada Lêda Borges (PSDB).

Confira a coluna em áudio:

A tucana usou dados do governo federal para apontar que o novo programa de transferência de renda, o “Mães de Goiás”, proposto em projeto da atual gestão, terá abrangência até 75% menor do que tinha o antigo Renda Cidadã. Para a parlamentar, o governo apresenta “um projeto meia boca” e que, de acordo com o CadÚnico, a regra de atender apenas famílias com filhos de zero a 6 anos exclui 300 mil famílias de um total de 400 mil, quando se considera o critério até 17 anos. Além disso, Lêda acusou o governo de usar o novo programa como instrumento eleitoral para a a disputa de 2022.

Os deputados anteriores cobraram apenas “sensibilidade do governo diante do momento de crise” para ampliar os critérios e abrangência do programa. Diante do tom político da tucana, Bruno Peixoto contestou: “Não é programa para fazer política, não. É porque nós assumimos o estado de Goiás quebrado! Sem dinheiro, sem pagar o Renda Cidadã, sem pagar o Bolsa Universitária. Adiantava ter programa social que não tinha pagamento? Não adiantava nada”, discursou o líder.

Comparação

Bruno Peixoto respondeu à óbvia pergunta implícita. “Por que estamos fazendo só agora o programa social? É porque o governo, com os deputados da base tem trabalhado para trazer benefícios e equilibrar as contas. Por isso o momento é agora: porque vamos dar o programa e vamos pagar o programa. Esse é o governo de Ronaldo Caiado”.

Para a próxima

Todos os projetos enviados pelo governo estadual à Assembleia Legislativa, para apreciação nas sessões ordinárias de autoconvocação, foram lidos em plenário e tiveram pedidos de vistas coletivas na Comissão Mista. Entram em primeira votação na próxima segunda-feira (19), com trabalhos agendados para às 10h.

Voto seguro…

A Coordenadoria Estadual de Apoio às Promotorias Eleitorais do Ministério Público de Goiás e os promotores de Justiça com atuação eleitoral assinaram e divulgaram nota em que defendem o atual sistema eleitoral brasileiro. “O Ministério Público Eleitoral acompanhou, no exercício de suas atribuições constitucionais, todas as eleições realizadas em solo goiano, podendo atestar a segurança, a celeridade e a integridade do sistema de urnas eletrônicas”, escrevem os promotores.

e auditável!

O documento ainda conclui que “as urnas eletrônicas são confiáveis, seguras, dinâmicas, eficientes” e que a condução das eleições pela Justiça especializada é feita de forma “séria, competente e republicana”. Os promotores ainda considerarmos válida e importante toda discussão que vise ao aperfeiçoamento do sistema eleitoral, mas “rechaçam o desrespeito aos preceitos constitucionais e quaisquer retrocessos”, em referência à proposta de confirmação impressa do voto.

Apoio

Em busca de vaga em chapa majoritária para disputar o Senado, o deputado federal João Campos teve reunião em que recebeu apoio de 11 deputados estaduais para o pleito. O presidente do Republicanos em Goiás negocia a composição de alianças para 2022 e considera todos os lados: da base caiadista até a oposição, passando por possíveis projetos independentes.

Quem?

Participaram do encontro a favor de João Campos os deputados: Wagner Neto (PROS); Vinícius Cirqueira (PROS); Cairo Salim (PROS); Julio Pina (PRTB); Chico KGL (DEM); Francisco Oliveira (PSDB); Rafael Gouveia (PP); Virmondes Cruvinel (Cidadania); Cláudio Meirelles (PTC); Thiago Albernaz (Solidariedade) e, claro, o correligionário Jerferson Rodrigues (Republicanos).

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.