Sagres em OFF
Rubens Salomão

Líderes na corrida presidencial buscam voto feminino e usam imagens de esposas

Na corrida pelo voto das mulheres, que representam 52,65% do eleitorado, contra 47,33% de homens, os líderes nas pesquisas Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL) e Ciro Gomes (PDT) adotam estratégias parecidas, apesar das diferenças entre eles e ataques trocados. Na primeira semana de propaganda eleitoral no rádio e na televisão, os três levaram para a TV o Rádio o que já testavam nas redes sociais, em entrevistas e discursos, com citações e espaços para as esposas falarem.

Ouça a coluna em formato de podcast:

Ouça “#480: Líderes na corrida presidencial buscam voto feminino e usam imagens de esposas” no Spreaker.

A campanha do ex-presidente Lula apresentou a socióloga Rosângela da Silva, a Janja, como protagonista na primeira aparição dela no horário eleitoral. Ela se apresentou como esposa do candidato e disse estar ao lado dele “nessa caminhada pelo Brasil da esperança”. “Sabemos das dificuldades que nós mulheres enfrentamos atualmente. São milhões de mulheres endividadas para poder levar alimentos para suas famílias”, diz a socióloga, filiada ao PT desde os anos 1980.

A posição de destaque difere do papel discreto desempenhado pela então esposa de Lula nas eleições em eleições anteriores. Marisa Letícia, falecida em 2017, não falava em propagandas ou comícioa, nas disputas de 1989, 1994, 1998, 2002 e 2006. Já o presidente Jair Bolsonaro (PL) utiliza a imagem primeira-dama desde o início do governo e intensificou a presença de Michelle Bolsonaro nesta campanha. Ela fez discursos em comícios e monopolizou vídeo de 30 segundos em que defende o atual governo. A peça foi divulgada no YouTube e na televisão, mas foi retirada do ar pelo TSE, já que o presidente não aparece.

Números

Pesquisa Datafolha apontou que 35% dos homens dizem votar no candidato à reeleição em resposta espontânea. O índice caía para 24% entre as mulheres. Os números variam menos entre os eleitores de Lula: 39% dos homens declararam voto no petista, contra 41% das mulheres.

Rejeição

Já a rejeição de Bolsonaro é mais discrepante. São 55% das mulheres as que dizem não votar de jeito nenhum no atual presidente, índice que cai para 35% quando se fala do petista.

Ferramenta

O candidato Ciro Gomes (PDT) apresenta a candidata a vice, Alessandra Paula Matos, vice-prefeita de Salvador, mas ela apareceu numa imagem estática, com o santinho da dupla, nos programas de televisão. Quem fala no programa é a esposa de Ciro, Giselle Bezerra, que ocupa a função de apresentadora do programa do candidato do PDT.

Começou!

O prazo para candidatos entregarem a prestação de contas parcial de campanha começa na próxima sexta-feira (9) e segue até 13 de setembro. Desde 16 de agosto, quando começou a campanha eleitoral, todas as candidaturas são obrigadas a enviar relatórios financeiros, com os dados de arrecadação de campanha, a cada 72 horas à Justiça Eleitoral.

Disponível

No sistema de divulgação de candidaturas e contas da Justiça Eleitoral, que é atualizado de hora em hora, já é possível, inclusive, consultar como estão sendo gastos os recursos oriundos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), por exemplo.

Pela saúde

O presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Romário Policarpo (Patriota), recuou e não será primeiro suplente do candidato ao Senado, João Campo (Republicanos). O convite partiu do presidente do Patriota, Jorcelino Braga, e do deputado federal, mas Policarpo ponderou diagnóstico de ponte miocárdica.

Impossível

A avaliação do vereador é de que ele não poderia ocupar a vaga na chapa sem manter dedicação à campanha, com agendas de rua e busca por votos. A limitação na saúde impossibilitaria a atuação.

Postulantes

Romário, antes de ser convidado à suplência, desistiu de candidatura a deputado federal. A Câmara Municipal tem sete candidatos a federal e, ao todo, 23 vereadores são candidatos no pleito de outubro deste ano.

Nomes

Aava Santiago (PSDB), Leandro Sena (PRTB), Lucas Kitão (PSD), Gabriela Rodart (PTB), Sandes Júnior (PP), Sabrina Garcez (Republicanos) e Thialu Guiotti (Avante) seguem como os nomes da Câmara Municipal que tentam uma das 17 cadeiras de Goiás na Câmara dos Deputados.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.