A reportagem da Rádio 730 teve acesso com exclusividade à decisão liminar publicada ontem e proferida pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Rogério Schietti Machado Cruz, que suspende os efeitos do decreto de prisão expedido pelo Tribunal de Justiça de Goiás contra o vereador Zander Fábio (PSL).

O parlamentar foi condenado a nove anos e seis meses de prisão por participar de esquema de corrupção e desvio de recursos da previdência da extinta Companhia de Obras e Habitação de Goiânia (Comob).

O ministro Rogério Machado entende que os recursos apresentados pela defesa do vereador não foram protocolados apenas com sentido protelatório, como interpretou o juiz Adegmar José Ferreira, da 10ª Vara Criminal de Goiânia. A decisão não julga o mérito, mas reconhece que Zander pode responder ao processo em liberdade e com a manutenção do mandato na Câmara.

A decisão passa pelo processo de comunicação oficial à Delegacia de Capturase o Tribunal de Justiça de Goiás. No aspecto político, colegas de bancada de Zander Fábio garantem que confiam na inocência do vereador. Antônio Uchôa (PSL), analisa o impacto do pedido de prisão na carreira do correligionário:

“O processo do Zander já era de conhecimento da população goianiense, que o elegeu sabendo disso. É um processo cheio de vícios e defeitos, prova disso é a revogação da prisão dele. Creio que a sentença será reformada pelo Tribunal de Justiça. O Zander é um baita companheiro de partido e tenho prazer em tê-lo no PSL. O conheço muito bem, ele é sério, competente e trabalhador”.