Sagres em OFF
Rubens Salomão

Lissauer defende MDB na base caiadista: “recuar alguns passos para depois avançar”

O presidente da Assembleia Legislativa e um dos principais articuladores da base do governador Ronaldo Caiado (DEM), Lissauer Vieira (ainda no PSB) defende a aliança entre DEM e MDB para a disputa da eleição de 2022 e garante, em entrevista ao Sistema Sagres, que trabalha para isso. O deputado considera a força interna de manifestações públicas de 27 dos 28 prefeitos da sigla em favor da composição, além da posição conhecida do ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende.

Ouça a coluna Sagres em OFF:

“Eu vejo que essa é uma questão muito interna do MDB, mas Daniel Vilela, Iris, a grande maioria dos prefeitos e até membros do partido têm essa tendência e esse desejo de caminhar ao lado do governador. Isso porque estão vendo que a gestão do governador é séria e tem dado certo. Eu faço votos para que isso aconteça e tenho trabalhado para essa composição”, avalia Lissauer.

Presidente da Alego ainda analisa o momento do MDB e aponta que a força do governo estadual pode resultar em maior crescimento da legenda a médio prazo. “O MDB tem uma prefeitura importante, que é Aparecida, mas não tem mais a prefeitura de Goiânia, não tem nenhum deputado federal e vem de várias derrotas ao governo do estado, desde 1998. Então, às vezes é importante você dar um passo atrás, recuar um passo em um certo momento, para depois avançar alguns passos”, aponta.

Foto: Encontro entre Lissauer Vieira e Daniel Vilela, antes da pandemia. (Crédito: Denise Xavier Lemes/Alego)

Favorecimento

Lissauer ainda nega que a aliança com partidos fora do espectro da direita possa afastar o projeto de Ronaldo Caiado da base bolsonarista em 2022. “Não vejo assim. Até porque o MDB, a nível nacional, tem muitos parlamentares e membros que defendem e apoiam o presidente Bolsonaro. (…) Nós não podemos radicalizar”.

Crescimento

Dados consolidados do IBGE sobre a produção brasileira, referentes a 2019, mostram que a indústria goiana gerou R$114,9 bilhões de receita líquida de vendas. Além disso, pagou um total de R$ 7,6 bilhões em salários, retiradas e remunerações a um contingente de 227 mil pessoas ocupadas.

Otimismo relativo

O presidente da Federação das Indústrias em Goiás (FIEG), Sandro Mabel, valorizou o resultado, mas aproveitou para reafirmar desconfiança em relação à atual gestão estadual. Mabel alegou se afastar da política partidária quando assumiu a liderança na indústria, mas tem trabalhado para construir projeto de oposição a Ronaldo Caiado para 2022.

Expectativa

“Nossa expectativa é um grande salto de crescimento nos próximos cinco anos, quando deveremos dobrar a nossa participação no PIB estadual”, afirmou Sandro Mabel, acrescentando: “Isso, claro, se o governo não nos atrapalhar com absurdos fiscais e medidas descabidas para elevar a carga tributária”.

Apoio federal

O Ministério da Saúde anunciou recursos para a ampliação de equipes e profissionais de saúde vinculados à atenção primária, que é a rede de acompanhamento e atendimento formada, por exemplo, pelos postos de saúde e pelas equipes de saúde da família.

Estrutura

Serão liberadas verbas para contratação de 13.415 agentes comunitários de saúde, entre equipes de saúde bucal, saúde da família e atenção primária. A atuação dos profissionais depende dos municípios e as prefeituras precisam atender às exigências do ministério para receber os recursos e viabilizar a contratação dos novos servidores.

Déficit

A Agência Goiana de Habitação (Agehab) prevê finalizar licitação para contratação de obras de 4.450 unidades habitacionais até o próximo mês de agosto, para parceria direta com os municípios. As moradias contemplam famílias nas 10 regiões de planejamento do Estado.

Avaliação

A disputa, em Sistema de Registro de Preço, foi aberta no início deste mês, com transmissão ao vivo pela internet, e recebeu propostas de nove empresas. A Comissão Permanente de Licitação (CPL) da Agehab está trabalhando agora na análise documental e nas diligências.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.