Sagres em OFF
Rubens Salomão

Lissauer Vieira aponta chapa majoritária definida com Caiado, Daniel e Meirelles

O presidente da Assembleia Legislativa, Lissauer Vieira (ainda no PSB), rompeu o silêncio das últimas três semanas e falou sobre o cenário político de Goiás em entrevista exclusiva ao Sistema Sagres de Comunicação. O deputado ficou, assim como outros aliados caiadista, incomodado com a condução do governador para a chegada do MDB ao grupo, com a antecipada definição de que Daniel Vilela será candidato a vice-governador em 2022. Agora, a avaliação é de que o tempo poderá curar as feridas abertas.

Questionado sobre a composição antecipada da chapa majoritária e a disputa interna entre governistas pela vaga ao Senado, Lissauer aponta que as conversas de bastidores indicam definição para os três postos: “A chapa majoritária da base, pelo que nós temos visto e ouvido, já está formatada, próxima de ser concluída com o PSD, através do Henrique Meirelles, ocupando a vaga de Senado e o MDB, através do Daniel Vilela, na vaga de vice. Na cabeça de chapa, o governador Ronaldo Caiado buscando a sua reeleição”, avalia o presidente da Alego.

Lissauer aponta que as conversas entre Meirelles e Caiado avançaram rapidamente e a vaga parece estar reservada. A depender, claro, da efetiva viabilização do ex-ministro da Fazenda, ex-presidente do Banco Central (BC) e atual secretário da Fazenda do estado de São Paulo. Meirelles chegou a Goiânia na última sexta-feira (08) e passa aqui o feriado prolongado com agenda de conversas com políticos e empresários em hotel da Capital. A entrevista de Lissauer foi concedida à jornalista Cileide Alves e a este colunista e está no ar nesta segunda-feira (11), no programa Sinal Aberto.

(Foto: Divulgação)

Eleição chegou

Os investimentos dos governos estaduais aceleraram no segundo quadrimestre e agora rodam em ritmo parecido ao das receitas. De janeiro a agosto deste ano, os investimentos no agregado dos 26 Estados e Distrito Federal (DF) somaram R$ 18,6 bilhões, com alta de 28,8% nominais em relação a iguais meses do ano passado. A arrecadação própria cresceu 25% na mesma comparação.

Por aqui

Goiás, Alagoas e Maranhão estão entre os entes que mais aumentaram investimentos. O estado teve crescimento de 269%, em comparação com o mesmo período de 2020, segundo dados extraídos pelo jornal Valor Econômico, do sistema do Tesouro Nacional.

Comparação

Goiás vem em ritmo de retomada de investimentos, após período de redução de gastos, de forma parecida com Minas Gerais, em quarto no ranking, com alta de 99%. São Paulo, com maior investimento absoluto, de R$ 3,5 bilhões em valores liquidados, teve avanço de 5,4%.

(Foto: Agência Brasil)

Para depois

Mesmo diante da pressão de parte de senadores para que André Mendonça, ex-advogado-geral da União, seja sabatinado no Senado neste mês, o governo recebeu a sinalização de que o processo só ocorrerá em novembro. Até lá, com o encerramento da CPI da Covid e a consequente diminuição na temperatura política na Casa, governistas esperam que Mendonça seja aprovado para a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) com mais tranquilidade.

Consideração

Alguns senadores resistentes à aprovação do nome indicado pelo presidente Jair Bolsonaro já começaram a rever o posicionamento. Há acordos em curso que envolvem a execução de emendas. O tema, no entanto, ainda inspira preocupação entre os governistas.

Suprema Corte

Na semana passada, emissários da base aliada do governo conversaram com o presidente do STF, Luiz Fux. No encontro, os interlocutores pontuaram que o Senado tem o seu próprio tempo para amadurecer possíveis pontos divergentes e que as prerrogativas deveriam ser sempre respeitadas.

Mais lidas:

Leia também: