Em continuidade à programação de celebrações do Dia Internacional do Jovem Trabalhador, a sexta live da Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi) contou com o presidente Lucas Meira e com o cientista de Dados André de Moraes. A transmissão foi realizada pela Renapsi em parceria com o Sistema Sagres e a EduJob.

Esta foi a última de uma série de produções da Renapsi dedicada a contar a história da educação pelo trabalho, como a entrevista com o criador da Lei de Aprendizagem, o desembargador Ricardo Tadeu, e com o instituidor do Sistema Sagres, Adair Meira, que tratou do tema empreendedorismo social.

A transmissão também foi realizada pelo canal 26.1 da TV aberta, a SagresTV. Além dos convidados, o episódio desta semana contou com a participação da comunicadora da Renapsi Flávia Moiana e da jornalista do Sistema Sagres, Letícia Martins.

O EduJob envolve educação trabalho e tecnologia. O presidente da Renapsi, Lucas Meira, explicou como surgiu a ideia de criar a plataforma. “Eu pensava em um aplicativo para o jovem, onde ele teria um local para se encontrar com a gente antes de ser um aprendiz, para se inserir. Na época fazia sentido que fosse um aplicativo, onde o jovem não tivesse que fazer um cadastro muito difícil e com muitas informações. Nós entendemos que só precisamos desses dados para registrar o jovem. Então o público alvo do aplicativo está em uma plataforma de educação para o trabalho, e a oportunidade para chegar ao mercado de trabalho”, afirma. “O que chama a atenção dos jovens é essa oportunidade, mas dentro da plataforma tem muito conteúdo que ajuda aos jovens a desenvolver o profissionalmente e também como pessoa. Assim que surgiu a ideia”, complementa.

De acordo com Lucas Meira, a plataforma já conta com quase 300 mil pessoas. Segundo André de Moraes, em breve o site terá novidades. “É um minicurso que você pode encontrar facilmente acessando o site edujob.com.br. O conteúdo é 100% gratuito. É só fazer login ou se cadastrar para ter acesso”, esclareceu.

Moraes esclareceu sobre quais alterações podem ser esperadas depois que a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) passar. “É importante não esperar alterações lineares, pois haverá mudanças diferentes em cada área. Os profissionais da educação que serão mais impactados em todas as vertentes serão os professores. Eles têm sofrido um impacto muito grande em relação a aprender a usar as novas ferramentas dentro e fora das escolas. É fundamental não tratar mais a sala de aula como um espaço isolado no mundo externo e investir no mundo conectado. Já existem muitos professores, escola e iniciativas que contemplam isso, mas acredito que vai continuar e essas mudanças vão aumentar em volume e em velocidade”, explicou.

Confira todas as produções no canal da Renapsi no Youtube

Assista na íntegra