Lucão foi o artilheiro do Goiás na Série B, com 16 gols marcados (Foto: Rosiron Rodrigues/Goiás EC)

O centroavante Lucão está livre no mercado. Com medo do conflito entre Estados Unidos e Irã, o jogador rescindiu contrato com o Kuwait SC, do Kuwait. Após mais uma passagem frustrante no exterior, o atacante quer retornar ao futebol brasileiro e foi oferecido ao Goiás, que ainda não decidiu se avançará nas negociações para o retorno do atleta.

Artilheiro esmeraldino na Série B do ano passado, com 16 gols, Lucão estava nos planos da diretoria para disputar a elite do futebol nacional. Porém, o jogador pediu um salário acima da realidade do clube e se transferiu para o futebol árabe no início deste ano.

Apesar dos problemas na negociação ao final da Série B do ano passado, Lucão tem bom relacionamento com a diretoria esmeraldina e com o grupo de jogadores. Em entrevista à Sagres 730 em abril, o centroavante disse que gostaria de voltar a atuar pelo Goiás no futuro e que ainda mantém conversa com alguns atletas, como David Duarte e Michael.

Por conta do bom relacionamento com Lucão, a diretoria esmeraldina vai se reunir nesta quinta-feira com o técnico Claudinei Oliveira para ter o aval do treinador para abrir negociação com o jogador.

Satisfeito com o grupo à disposição, Claudinei pediu à diretoria para que não contrate apostas nesta paralisação do Campeonato Brasileiro. Segundo o treinador, a exigência é por atletas que possam chegar com boas condições de ser titular na equipe.

Com a lesão de David Duarte, que rompeu o ligamento do joelho esquerdo e que não atua mais nesta temporada, a diretoria busca reforço para cinco posições: zagueiro, volante, meia e dois atacantes (um de velocidade e um de área).

CONFLITO EUA x IRÃ

O motivo que provocou a rescisão de Lucão com o Kuwait SC é a crise entre Estados Unidos e Irã. Na segunda-feira, o país árabe anunciou um aumento na produção de urânio enriquecido e provocou forte insatisfação dos Estados Unidos, que temem um investimento do país em atividades nucleares.

Em 2015, Estados Unidos e Irã firmaram um acordo que limitava investimentos e atividades para fins nucleares. Porém, no ano passado, o presidente norte-americano Donald Trump retirou o país do acordo, criando uma nova onda de insegurança na região. Como resposta pela medida, o Irã retomou as atividades nucleares e decidiram descumprir também o acordo já feito.

Com medo de uma nova guerra entre os países, Lucão colocou um ponto final em mais uma passagem pelo futebol internacional. Anteriormente, o jogador já havia atuado por Portugal, Espanha, Bulgária e Romênia. Sem sucesso nestas equipes, o jogador retornou ao país em 2017, quando se destacou pelo Criciúma e despertou a atenção do Goiás na temporada seguinte.