Imagine utilizar uma garrafa pet ou uma latinha de alumínio em uma máquina para ganhar desconto na hora de comprar a passagem do transporte coletivo. Uma parceria da Prefeitura de Fortaleza com empresas multinacionais troca recicláveis por crédito no Bilhete Único, modelo de integração utilizado nos ônibus da capital cearense. Além disso, é possível acumular os pontos em operadoras de telefonia e outros parceiros.

A iniciativa, no entanto, faz parte do programa Mais Fortaleza. O objetivo é conscientizar a sociedade em relação aos benefícios da reciclagem de resíduos, em um processo de logística reversa. Houve a instalação de 13 máquinas na capital. As “Retorna Machines” estão em terminais rodoviários e Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cuca).

“O usuário pode trocar seus pontos por crédito no Bilhete Único, além de créditos com empresas parceiras como a Enel, o PagBank, Mercado Pago e empresas de telefonia. É um projeto piloto, mas nós queremos ampliar essa parceria com outras empresas. Esse é o caminho de uma grande jornada que busca dar destino correto aos resíduos sólidos em Fortaleza. Até 2030 pretendemos reciclar 50% de todos os resíduos da cidade”, afirma José Sarto, prefeito de Fortaleza.

Além da capital cearense, São Paulo-SP também já realizou a implementação do modelo. Em Fortaleza, a parceria da prefeitura ocorre, entre outras empresas, com a Ambipar e com a plataforma iFood.

Assista a seguir

O projeto

Trata-se da união de tecnologia e inovação para incentivar a consciência ambiental e um novo comportamento em relação aos resíduos sólidos na cidade. Os próprio usuários poderão doar os resíduos para instituições credenciadas ou se cadastrar pelo site ou aplicativo Ambipar Triciclo e, desse modo, acumular pontos.

Cada resíduo depositado vira tricoins, que são as moedas do programa. Elas podem ser utilizadas, por exemplo, como pagamento da tarifa do transporte público de Fortaleza. A coleta, transporte e destinação dos recicláveis, porém, é responsabilidade da Ambipar Triciclo através das máquinas.

Foto: Montagem/Sagres Online/Instagram/@triciclo_retornamachine

Com funcionam as máquinas

As máquinas de reciclagem (Retorna Machine) coletam embalagens de alumínio, plástico, aço, longa vida e vidro. O usuário que desejar participar do Programa de Fidelidade Triciclo, contudo, poderá criar sua conta Triciclo de três formas: pela máquina de reciclagem (Retorna Machine): toque na tela para iniciar, em seguida selecione “Criar Conta” e siga os passos em tela; pelo site, na área “Cadastre-se”;
e através do aplicativo mobile Triciclo disponível nas App Stores para Android e iOS.

Durante o cadastro, deve-se fornecer nome e sobrenome, email e CPF. A partir desses dados, cria-se um nome de usuário para login e senha. Com a conta, é possível acumular pontos através do depósito de embalagens que possuam código de barras.

Além disso, é necessário que o código de barras esteja intacto e a embalagem não pode estar amassada.

A troca dos pontos ocorre na própria máquina de reciclagem, pelo site da Triciclo ou pelo aplicativo. No caso do bilhete único, por exemplo, o crédito cai na hora.

Caso o usuário não queira se cadastrar, porém ainda sim contribuir com a destinação de recicláveis nas máquinas de reciclagem, pode doar os pontos para as instituições filantrópicas parceiras na própria máquina ou pelo site da Triciclo.

Assista a seguir
Leia mais

Projeção indica aumento de grandes usinas solares em 2023

Petrobras pede e Ibama volta a analisar exploração de petróleo na foz do Amazonas

Projeto forma crianças mais conscientes sobre preservação ambiental