A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) toma posse nesta terça-feira (16) como ouvidora-geral do Senado. Ela é a primeira mulher a assumir o cargo e sucede o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), que esteve à frente da Ouvidoria no biênio 2011/2012. A posse está marcada para às 11h30 na Presidência do Senado.

Nos últimos dois anos, a Ouvidoria recebeu mais de 5,6 mil manifestações, que chegaram por meio do seu portal, do serviço Alô Senado e por carta. As manifestações são respondidas em um prazo de 30 dias e funcionam como subsídios para o aprimoramento dos serviços legislativos e administrativos do Senado. Lúcia Vânia pretende fortalecer o papel do órgão dentro e fora da Casa e ampliar a participação popular, estimulando a sociedade a estreitar vínculos com o Senado.

“A ouvidoria é uma das mais importantes expressões do exercício da cidadania. Vamos criar mecanismos para encorajar o cidadão a falar cada vez mais, pois queremos e precisamos saber o que ele tem a dizer”, disse Lúcia Vânia.

O órgão está previsto desde 2005, mas somente foi regulamentado e implantado em 2011. A indicação do seu titular é feita pelo presidente do Senado e não depende de aprovação do Plenário. O mandato para o cargo é de dois anos. – Da Agência Senado.