A Senadora Lúcia Vânia em entrevista à Rádio 730 explicou que já há aporte financeiro para a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-oeste (Sudeco). “Sim esse ano o orçamento da Sudeco, o Fundo de Desenvolvimento do Centro-oste (FDCO) pela primeira vez é contemplado com recurso na ordem de R$ 1,5 bilhão”, informou.
De acordo com ela, no Congresso Nacional há uma medida provisória. “Na verdade esse recurso da forma que está ele tira um pouco da autonomia dos Estados. Então eu quero ver se na discussão dessa medida provisória a gente retoma a descentralização do recurso para que a Sudeco possa realmente existir porque da forma que está formatado o fundo ele vai acabar ficando com o FCO que vai para o Banco do Brasil e lá acaba emprestando para quem tem o melhor cadastro”, ressaltou.
Lúcia Vânia explica ainda que o objetivo é fazer com que esse recurso possa ajudar no desenvolvimento das regiões precárias como no nordeste e norte. Principalmente com o norte, com a questão da ferrovia norte-sul que é preciso de investimentos e a Sudeco tem um papel importante nesse trabalho. “O governo centralizou todo o recurso na mão do Ministério e a Sudeco da forma que está não atende aquilo que ela foi criada, embora a gente fica feliz do fundo ter sido contemplado com recurso, mas não podemos aceitar que este fundo seja usado de forma centralizada”, esclareceu a senadora.
Com informações do Repórter Marcos Cipriano.