A senadora Lucia Vânia (sem partido) reuniu em um café da manhã em seu escritório político mulheres parlamentares, jornalistas, além de lideranças e presidentes de partidos, para apresentar a campanha “mais mulheres na política”. No dia 10 de setembro a campanha, coordenada em nível nacional pela procuradoria especial da mulher no senado e pela secretaria de mulheres da câmara dos deputados, será lançada, oficialmente, no centro cultural Oscar Niemeyer.
Umas das líderes do movimento, a senadora Lúcia Vânia disse que a mobilização quer conseguir mais do que uma modificação das leis, e busca uma mudança de cultura:
“A intenção é convocar as mulheres para uma vida ativa e decisiva na política do país em todas as esferas. Queremos favorecer a presença feminina não mais com cotas, mas com um percentual de cadeiras do legislativo reservas às mulheres, até que isso seja feito de forma natural. Prevemos uns três anos para que 10% das cadeiras sejam reservadas”.
Presente no evento, a deputada federal Flávia Morais-PDT, acredita que o momento é o ideal para ampliar o espaço e a participação da mulher na política:
“A hora é realmente agora. Estamos em um processo de discussão da reforma política, precisamos ampliar essa participação feminina. O momento é trazer a sociedade civil para essa luta e mostrar a importância da atuação paritária entre os gêneros no parlamento. É uma luta apartidária e queremos envolver os presidentes dos partidos para ter ações efetivas”.
Quem também teve participação foi o vice-governador José Eliton-PP. Ele ressaltou também a discussão sobre a participação feminina na política e vê a demanda como atual e necessária.