O apresentador da Rede Globo Luciano Huck disse nesta segunda-feira (27) em artigo publicado no Jornal Folha de São Paulo que não será candidato à presidência da República nas eleições de 2018.
No texto, Huck afirma que “Com a mesma certeza de que neste momento não vou pleitear espaço nesta eleição para a Presidência da República, quero registrar que vou continuar, modesta e firmemente, tentando contribuir de maneira ativa para melhorar o país. Vou bem além da voz amplificada enormemente pela televisão que amo fazer, do eco monumental das redes sociais que aprendi a tecer, do instituto que fundei há quase 15 anos e de todos os meios que o carinho das pessoas me proporcionou”.
O apresentador diz ainda no artigo que gosta muito de gente, e ressaltou os trabalhos realizados na carreira, em que visitou desde locais ricos até paupérrimos, e levantou a questão: “Há algum tempo me vejo diante desta pergunta: qual foi exatamente a trajetória, o fato e até mesmo o momento em que meu nome foi lançado entre os possíveis candidatos à Presidência do Brasil?”
Em outro trecho, Huck cita a obra “A Odisseia”, de Homero, e utiliza a história para explicar o motivo de não pleitear a disputa pelo Palácio do Planalto.
“Como Ulisses em “A Odisseia”, nos últimos meses estive amarrado ao mastro, tentando escapar da sedução das sereias, cantando a pulmões plenos e por todos os lados, inclusive dentro de mim.
A tripulação, com seus ouvidos devidamente tapados com cera, esforçando-se em não deixar que eu me deixasse levar pelos sons dos chamados quase irresistíveis. São meus amores incondicionais. Meus pais, minha mulher, meus filhos, meus familiares e os amigos próximos que me querem bem.
Eles são unânimes: é fundamental o movimento de sair da proteção e do conforto das selfies no Instagram para somar forças na necessária renovação política brasileira. Mas daí a postular a candidatura a presidente da República há uma distância maior que os oceanos da jornada de Ulisses”.
Resposta?
Na semana passada, o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) concedeu entrevista exclusiva por telefone à Rádio 730, repercutida na imprensa de todo o Brasil.
Na ocasião, o petista afirmou que “Tudo o que eu quero é enfrentar um candidato que tenha o logotipo da Globo na testa”, quando perguntado sobre uma possível disputa com Huck à chefia do Executivo nacional.
No artigo publicado na Folha, Huck não faz referência direta à afirmação do ex-presidente, mas fecha o texto deixando claro que não será candidato à presidência da República. “Contem comigo. Mas não como candidato a presidente.”