A estreia de Luis Suárez com a camisa do Grêmio foi apoteótica. Show de bola!

Ontem, 17, na Arena do Grêmio, em jogo válido pela Recopa Gaúcha, o uruguaio anotou três gols na vitória sobre o São Luiz de Ijuí. Suárez marcou os três gols em 37 minutos. O primeiro foi aos 4 minutos. Recebeu de Ferreira e encobriu o goleiro Gabriel. Aos 30, após assistência do Bitello, avançou e bateu no canto para ampliar. O Hat-Trick veio aos 37 com um arremate de primeira depois do cruzamento de Reinaldo desviar no zagueiro do São Luiz.

A estreia de Suárez pelo Grêmio foi a nona e a melhor da sua carreira. Anteriormente, o atacante havia marcado em 2011 pelo Liverpool na vitória por 2 a 0 sobre o Stoke City e em 2020, pelo Atlético de Madrid, entrou na etapa final e marcou duas vezes na goleada por 6 a 1 sobre o Granada. O uruguaio ficou em campo durante 59 minutos. Foi substituído por Diego Souza. Saiu ovacionado por 49 mil gremistas presentes na arena.

A vitória de 4 a 1 sobre o São Luiz deu o título da Recopa Gaúcha para o Grêmio. A Recopa Gaúcha é disputada entre o campeão gaúcho de 2022 (Grêmio) e o campeão da Copa Federação Gaúcha de Futebol (São Luiz de Ijuí). Foi o vigésimo terceiro título da carreira de Luisito e o oitavo de Renato Portaluppi, como treinador do tricolor gaúcho. Renato superou a marca de Luiz Felipe Socolari que acumulou 7 conquistas. Agora só fica atrás do técnico Oswaldo Azzarini Rolla, o Foguinho, que tem 12 títulos.

 Com os 3 gols assinalados ontem, Luis Suárez chegou a 531 gols em jogos oficiais na carreira. Só pelo Barcelona, onde conquistou a liga dos campeões na temporada 2014/2015, ao lado de Neymar e Messi, Suárez anotou 198 gols. Pela seleção do Uruguai é o melhor artilheiro da histórica com 68 gols marcados em 137 partidas.

A estreia de Luis Suárez foi bombástica. Sem dúvida foi a contratação de maior repercussão feita nos últimos anos por uma equipe brasileira. A pergunta a ser feita é: o grêmio vai alcançar os objetivos traçados com a chegada de Luisito? A expectativa é positiva.

É preciso ficar de olho no custo-benefício da contratação. No ano passado, Suárez jogou apenas 16 partidas pelo Nacional do Uruguai. Marcou apenas 8 gols.

Aos 35 anos, o atacante uruguaio tem mais um grande desafio pela frente. Da minha parte, vou torcer para dar certo. Boa sorte, El Pistolero!