O Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Orro afirma na RÁDIO 730 que existem novidades para as obras de esporte e lazer em Goiânia. Segundo ele, a Prefeitura está realizando licitações para construção de mais 13 centros municipais de esporte e lazer, com praças da juventude, centros esportivos, e mais uma unidade do clube do povo.

Ele ressalta que são espaços importantes para a prática esportiva de crianças, adultos e pessoas idosas (programas específicos). Os programas serão implantados em toda a cidade.

Pista de Skate

“No Setor Rio Jordão, na Região Leste de Goiânia, haverá a nova unidade do clube do povo. No Setor Novo Horizonte, teremos a praça da juventude, com a construção da maior pista de skate de Goiânia, e uma das melhores do Brasil, atraindo para Goiânia campeonatos nacionais e quem sabe internacionais de skatistas”, revela.

O Secretário aponta que será uma pista de skate de mil m² de área, com a parte côncava, parte de saltos, e caixas de obstáculos ao longo de todo o percurso. De acordo com ele, este projeto foi discutido com os próprios skatistas. Além desta, no Jardim Guanabara haverá o centro municipal esportivo.

PEC

Luiz Carlos Orro destaca que a Secretaria já depositou os projetos de duas Praças de Esporte e Cultura (PEC) que é uma parceria do governo federal com a Prefeitura de Goiânia. O Jardim do Cerrado e Buena Vista, que são dois bairros novos em Goiânia receberão as PEC’s. São praças que possuem quadra coberta, pista de caminhada, área para terceira idade, parque infantil, quadra de areia, pista de skate, cine-teatro para 125 lugares, biblioteca com inclusão digital, centro de referência à assistência social, sendo todo um conjunto de órgãos integrados da Prefeitura que funcionarão neste local.

“Os projetos são diferentes de acordo com a área disponível, e isso ainda é uma dificuldade. Antigamente os loteamentos não destinavam área para esporte e lazer por não dar muita importância”, relata.

Academias ao ar livre

A Comurg e a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer estão fazendo um trabalho conjunto dentro da Prefeitura de Goiânia, com a implantação das academias ao ar livre. A Comurg e Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) estão implantando este método nos parques de Goiânia.
Segundo o Secretário, os equipamentos da academia ao ar livre foram desenvolvidos por meio de pesquisas de profissionais da área de educação física, fisioterapia, e área médica. Cada um deles trabalha uma parte da musculatura do corpo.