Quando muitos pensavam que Felipe Massa seria o único brasileiro na temporada 2013 da F1, surge um novo nome, jovem e que vai iniciar sua trajetória na principal categoria do automobilismo mundial. Ele é Luiz Razia, 23 anos, natural de Barreiras-BA e atual vice-campeão da GP2, que é considerada uma categoria abaixo da F1.

Razia já vinha mantendo conversas com a Marussia desde o ano passado e suas possibilidades de assumir um cockpit para essa temporada estavam reduzidas após a equipe russa ter anunciado o novato inglês Max Chilton para ser companheiro de Timo Glock na equipe, mas o piloto veterano decidiu rescindir seu contrato para pilotar na DTM.

Razia começou sua carreira no automobilismo aos 13 anos, correndo de Autocross na sua terra natal. Em 2006, foi campeão da F3 Sulamericana, onde venceu sete das 14 corridas, o que foi suficiente para sua mudança para a Europa. Na F1, Razia já fez testes pela extinta Virgin Racing, em 2010, e pela Lotus, na temporada de 2011, onde chegou a disputar treinos livres. No ano passado, focado na GP2, Razia venceu quatro provas, mas terminou atrás de Davide Valsecchi na classificação.

O anuncio oficial de Luiz Razia como piloto da Marussia vai acontecer na próxima terça-feira (05), durante a apresentação do novo carro da escuderia, em Jerez de la Frontera-ESP. A estreia acontece no dia 17 de Março, na abertura do campeonato, no circuito de Melbourne-AUS. Até lá, mais um brasileiro pode pintar na temporada: é Bruno Senna, que ainda tenta fechar contrato com a Caterham, após ter deixado a Williams.