O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já está empossado no cargo. Lula leu e assinou o termo de posse, e também fez o juramento que consumou o resultado das eleições de outubro. Na sequência foi a vez do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).

Lula é o 39º presidente a assumir o comando do país. É a terceira vez que o petista comandará a nação.

Quebra de protocolo

Lula quebrou o protocolo durante a sessão de posse do cargo de presidente da República. Logo após ser lido o termo de posse, Lula pediu a palavra para explicar que usaria uma caneta que pretendia assinar o termo de posse, caso vencesse as eleições de 1989.

“Eu estou vendo aqui o ex-governador do Piauí, companheiro Wellington [Dias], eu queria contar uma história. Em 1989, eu estava fazendo comício no Piauí. Foi um grande comício, depois fomos caminhar até a igreja São Benedito. Ao terminar o comício, um cidadão me deu essa caneta e disse que era para eu assinar a posse, se eu ganhasse as eleições de 1989.”

Lula disse que perdeu as eleições de 1989, 1994 e 1988. Quando venceu em 2002, Lula disse que se esqueceu da caneta e pegou uma emprestada. Em 2006, disse que pegou uma caneta emprestada do Senado e agora encontrou a caneta para usá-la.

“Em 2006, assinei com a caneta aqui do Senado. Agora, eu encontrei a caneta. E essa caneta aqui, Wellington, é uma homenagem ao povo do Piauí”, contou Lula.

Leia outras informações

Lula terá mandato maior do que Bolsonaro

Pelé é homenageado em posse de Lula

Desoneração de impostos sobre combustíveis será prorrogada por mais 60 dias