Sagres em OFF
Rubens Salomão

Mabel aponta que Mendanha terá “estrutura muito boa” para disputa ao governo

O ex-deputado federal Sandro Mabel (Republicanos) comemorou em entrevista exclusiva à Sagres a decisão da direção nacional do partido de confirmar apoio à pré-candidatura de Gustavo Mendanha (Patriota) ao governo estadual. O ex-emedebista reafirma que não tem planos para disputa de cargo eletivo no pleito de outubro, mas participa ativamente das conversas para articulação de estrutura política que dê viabilidade eleitoral ao projeto do ex-prefeito de Aparecida de Goiânia.

Ouça a coluna em formato de podcast:

Ouça “#439: Mabel aponta que Mendanha terá “estrutura muito boa” para disputa ao governo” no Spreaker.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG) aponta que o grupo em torno de Mendanha deverá ter “estrutura razoável” para a disputa. “Nós temos aí vários partidos que estão conversando e eu acho que no próximo mês nós vamos ter algumas novidades importantes. Agora o Caiado só está perdendo, né? Porque ele tinha todos na mão dele e com a saída do Republicanos foi uma perda muito grande”, avalia Mabel. “Acho que o Mendanha vem com uma estrutura muito boa e tempo de TV razoável que dá pra ele comunicar bem”, completa.

Recém-filiado, Mabel nega que haja racha no Republicanos. O ex-deputado rejeita a avaliação de que as principais bases do partido estejam fora do projeto de oposição, como prefeitos, deputados estaduais e pré-candidatos a federal. “Não existe divergência dentro do partido, nada. Isso aí foi uma grande conquista que nós fizemos. (…) Está crescendo essa aliança. Nosso vice-governador também vai vir de um partido grande aí”, afirma Sandro Mabel.

Alianças

Ainda sobre o cabo de guerra por alianças na pré-campanha, o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) se reúne nesta terça-feira (21) com o presidente nacional do PROS, Marcus Holanda. Ouça mais sobre as articulações na edição #188 do PodFalar, o primeiro podcast de Política de Goiás.

Avanço

De acordo com Marcus Holanda, o partido já teve conversas com Marconi e com os outros pré-candidatos ao governo de Goiás para articulação de aliança. O tucano, contudo, ainda não definiu se vai se candidatar ao Senado ou ao Palácio das Esmeraldas ou ao Senado. Aliados apostam em retorno de Perillo à disputa pelo governo.

Sinal

A direção nacional do PROS aponta que a definição sobre apoio ou não a Marconi será dada amanhã, quando o partido deve dar ultimado ao ex-governador. A segunda opção do partido é aliança com Gustavo Mendanha.

Nomes

A federação formada por PT, PV e PCdoB se reúne nesta segunda-feira (17) para apresentar as chapas de deputados estaduais e federais. Enquanto isso, o encontro estadual do Partido dos Trabalhadores sobre a pré-candidatura ao governo segue sem data definida.

Chapas

Os partidos devem mostrar hoje os inscritos para candidatura a deputado estadual. O PT terá 31 nomes na chapa da federação para a Alego, enquanto PCdoB terá seis e o PV, cinco.

Número

Em relação à chapa para deputado federal, o Partido dos Trabalhadores terá 14 nomes. As outras legendas terão dois candidatos (as) cada.

Mais lidas:

Leia também: