As exposições “O Brasil de Poteiro”  e “Diálogos Latino-americanos” estão abertas para visitação até o dia 21 de abril, no Museu de Arte de Goiânia (MAG). As mostras acontecem paralelamente nas salas Reinaldo Barbalho e Amaury Menezes.

O Brasil de Poteiro, que tem produção e Malu da Cunha e curadoria de Enock Sacramento, reúne 22 telas do escultor, pintor e ceramista Antônio Batista de Sousa, conhecido como Antônio Poteiro. Falecido em 2010, aos 84 anos, ele é considerado um dos mestres da pintura primitiva no Brasil.

Nas obras expostas, o artista fez um retrato antropológico do povoamento do País, desde a chegada das primeiras caravelas até a construção de Brasília. No traço primitivista ele demonstra os fatos mais importantes da história nacional, como o tráfico de negros, a expulsão dos franceses e holandeses, a proclamação da República e a inconfidência mineira.

Já a exposição Diálogos Latinos-americanos, que tem curadoria de Enock Sacramento e do cubano Darys Vasquez,  reúne obras contemporâneas de oito artistas de seis países, a partir de temas distintos, como história, identidade e cidades.

O visitante poderá conferir obras de César Romero, Fernando Ekman, G. Fogaça (Brasil), Yunior Acosta (Cuba), Gustavo Alamón (Uruguai), Mário Quiroz (Chile), Morella Jurado (Venezuela) e Ramón Cáceres (Paraguai).

Praça Universitária

Já o Palácio da Cultura, unidade do MAG, recebe a partir de 9 de abril a exposição “Legião”, do jovem ilustrador goiano Marcelo Dakí. Ilustração, metalinguagem, narrativas psicológicas, comunicação pictográfica, quadros interativos, interpretação cultural e whiteboard experimental permeia os 10 trabalhos expostos do artista, produzidos em 2013.  “São experimentos com cores, texturas e idéias dadas por outros, herdadas pelos olhos e ouvido; tentativas de romper a impotência das palavras e da língua, gritos e sussurros alternados”, define Dakí.

Serviço:

Exposições: “O Brasil de Poteiro”  e “Diálogos Latino-americanos”

Data: Até 21 de abril de 2014

Local: Salas Reinaldo Barbalho e Amaury Menezes

Museu de Arte de Goiânia (MAG)  – Rua 1, nº 605, Bosque dos Buritis, Setor Oeste, Goiânia/GO.

Horário de visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e, aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 17 horas

Entrada Franca

Exposição: Legião – De Marcelo Dakí

Data: 9 de abril a 6 de junho

Horário de visitação: Segunda à sexta-feira, das 8h30 às 12h/ 14h às 17h30

Local: Palácio da Cultura

Praça Universitária – Setor Universitário

Entrada franca

Informações: (62) 3524-1196

 

Fonte: Secult Goiânia