Sagres em OFF
Rubens Salomão

Maguito desponta em seis regiões, enquanto Vanderlan lidera no Leste e Norte

A nova rodada da pesquisa Diagnóstico/Sagres mostra que o candidato do MDB à prefeitura de Goiânia, Maguito Vilela, se distanciou do principal adversário, Vanderlan Cardoso (PSD), com vantagem de 5,3 pontos percentuais, mas ainda com possibilidade de empate considerada pela margem de erro, de 3,9 pontos para mais ou para menos.

A vantagem, no entanto, se apresenta mais consolidada na maior parte das regiões da cidade, dividida por zonas eleitorais na metodologia do Instituto Diagnóstico. O emedebista tem vantagem em seis regiões, sendo de 12,8 pontos 1ª Zona Eleitoral, que abrange o Centro de Goiânia e bairros como Setor Oeste e Aeroporto; 7,1 pontos de frente na 2ª Zona Eleitoral, que envolve parte Norte da Cidade a partir do Setor Campinas até o Balneário Meia Ponte; 11,5 pontos na 127ª Zona Eleitoral, que abrange a área Sul da cidade, com Jardim América, Parque Amazônia e Setor Bueno; 8,5 pontos na 133ª Zona Eleitoral, que envolve região Sudeste, como o Setor Pedro Ludovico, Parque Atheneu e Parque das Laranjeiras; além de vantagem de 10,3 pontos na zona 134ª Zona Eleitoral, que abrange bairros como Setor Aeroviário, Capuava e Cidade Jardim.

Ouça a coluna Sagres em Off:

Região Noroeste

A sexta região com liderança de Maguito mostra distância ainda maior no principal reduto irista. Na 136ª Zona Eleitoral, que representa a Região Noroeste, o emedebista tem margem de 33,4 pontos percentuais, em setores como Madre Germana, Jardins do Cerrado e Conjunto Vera Cruz. Maguito tem 43,1% contra apenas 9,7% de Vanderlan.

Outro lado

Já na Região Leste, na 135ª Zona Eleitoral, Vanderlan Cardoso é quem tem ampla margem, com 44,3% das intenções de voto contra 18,6% de Maguito (diferença de 25,7 pontos), segundo a estratificação da pesquisa Diagnóstico/Sagres. A região é próxima à cidade de Senador Canedo e envolve setores como o Jardim Novo Mundo, Vila Pedroso e Recanto das Minas Gerais.

Zona de influência

O senador Vanderlan também abre 10 pontos de frente na 146ª Zona Eleitoral (30% contra 20% de Maguito), em outra parte da Região Norte, com setores como Jardim Guanabara, Vale dos Sonhos, Goiânia 2 e Negrão de Lima.

Empate numérico

Os dois candidatos estão praticamente empatados na Região Sudoeste da cidade, em bairros como Bairro Goiá, Jardim Curitiba, Nova Esperança e Vila Finsocial. Maguito tem 26,6% contra 28,1% de Vanderlan 28,1%, na 147ª Zona Eleitotal.

Digno de nota

Vale destacar que o deputado federal Elias Vaz (PSB) chega a alcançar 11,1% de intenções de noto na 136ª Zona Eleitoral (Região Noroeste), enquanto que a delegada Adriana Accorsi (PT) está acima dos 10 pontos no Centro (11,4%), Região Norte (14,3%), Região Sudeste (16,9%), Região Leste (12,9%) e Região Noroeste (11,1%).

Ao embate!

Como definido com as assessorias de todos os candidatos, esta rodada da pesquisa define que o debate Sagres terá Major Araújo (PSL), Dra. Cristina (PL), Samuel Almeida (PROS), Virmondes Cruvinel (Cidadania), Manu Jacob (Psol) e Talles Barreto (PSDB), na quarta-feira (28). Já o debate de quinta-feira (29) terá a participação de Maguito Vilela (MDB), Vanderlan Cardoso (PSD), Adriana Accorsi (PT), Elias Vaz (PSB) e Alysson Lima (SD).

Saúde

Ainda não é certa a participação de Maguito, que apresentou inflamação no pulmão e, por isso, ainda não recebeu alta neste domingo no Hospital Órion, como era esperado. A medida ainda serve para evitar que o candidato faça qualquer esforço físico.

Ataque previsível

Adversários de Antônio Gomide (PT), em Anápolis, questionam se o deputado estadual tem condições de saúde para efetivamente governar a cidade e apontam que, na prática, a vice, professora Geli, é que vai administrar.

Mordeu a isca

Gomide passou por cirurgia no fim de 2018 e ainda se recupera de paralisia parcial do rosto. Ele passou a usar pílulas na TV para garantir que se recupera bem e que as sequelas da cirurgia não o impedem de fazer campanha ou gerir a cidade, caso eleito.

Ouça a edição anterior da coluna Sagres em Off:

Mais lidas:

Leia também: