O nome do prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela está sendo cogitado para ser o novo presidente da Frente Nacional de Prefeitos. A Frente tem papel atual de garantir autonomia das administrações municipais, ajudando na interlocução política entre prefeituras e governo federal.
O secretário nacional de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, Pedro Wilson, relata que a importância política de Maguito Vilela pode aumentar. “Agora a liderança do prefeito Maguito pode crescer mais porque é um dos nomes cogitados para frente nacional de prefeitos, que é uma entidade que inclusive eu já participei como prefeito. Ela lida com as prefeituras de capitais de grandes cidades das regiões metropolitanas porque dois terços da população brasileira estão nesta região”, explicou.
O atual presidente da Frente Nacional de Prefeitos é João Carlos Coser prefeito de Vitória (ES). Em abril de 2009, ele foi eleito presidente da Frente. O ex-prefeito de Goiânia, Pedro Wilson, já em tom de que Maguito poderá ser o novo presidente, explicou ainda que o ajudará a dar este salto de qualidade.
O prefeito de Aparecida Maguito Vilela argumenta que tudo ainda não passa de especulações. “Os goianos acabam torcendo por isso, mas na realidade não existe nada de concreto. A partir do final do ano é que vamos começar a discutir essas questões a nível nacional”, salientou.
Maguito já foi vereador em Jataí, Deputado Estadual, Deputado Federal, Vice-Governador de Goiás, depois se tornou Governador e, Senador da República. Após perder nova disputa para Alcides Rodrigues em 2006 para ser novamente governador de Goiás, Maguito Vilela em 2007 foi vice-presidente do Banco do Brasil e desde 2008 é prefeito de Aparecida de Goiânia. A partir de janeiro poderá ter a oportunidade de ser o novo presidente da Frente Nacional de Prefeitos.
Com informações do Repórter Samuel Straioto.