A programação do Maio Amarelo realizada pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM),  inclui ações específicas de combate ao excesso de velocidade no trânsito da capital.

O secretário municipal de Mobilidade, Horácio Mello, explicou que as ações visam a sinalização da capital, com atenção aos mais vulneráveis e ao cumprimento das especificações das vias.

Velocidade

Dados da SMM mostram que a redução da velocidade com a implantação da chamada Zona 40, no Centro de Goiânia, diminiu os acidentes de trânsito naquela região. Conforme Horácio Mello, a secretaria estuda expandir o projeto para outros locais da capital.

“Pensamos em alguns bairros mais residenciais. A ideia é privilegiar os mais frágeis também no leito asfáltico, nas vias locais com 30 km por hora”, adianta Horácio, acrescentando que, apesar das campanhas, o ato de cidadania também é importante. 

A Prefeitura de Goiânia, por meio da SMM, implantou a Zona 40 com o objetivo de reduzir o número de acidentes, em especial atropelamentos, e garantir o trânsito de ciclistas no local, que é chamado de manto sagrado da cidade. Inclusive, pesquisa do Sindicato do Comércio Varejista no Estado de Goiás, (Sindilojas) feita logo após a medida mostrou que boa parte dos comerciantes aprovou a redução de velocidade, porque, segundo eles, os motoristas passaram a observar mais a fachada do comércio no Centro e trouxe mais segurança na travessia do pedestre.

Esta é a 8ª edição da campanha Maio Amarelo cujo tema é “Eu respeito a faixa, eu respeito a vida: pratique no trânsito”. Além de medidas constantes, ações pontuais serão realizadas durante todo o mês.

*Com informações da Prefeitura de Goiânia