Uma recente pesquisa da Descarbonize Soluções, empresa especializada em soluções de energia, revelou que 66% dos brasileiros estão comprometidos com ações sustentáveis. Conduzida em julho de 2024, a pesquisa apontou que os cidadãos adotam práticas ecológicas em suas rotinas diárias, apesar de enfrentarem barreiras significativas, como a falta de políticas públicas e incentivo governamental, em todo o país.
Ações Sustentáveis em Destaque
Entre as práticas sustentáveis mais comuns, 82% dos entrevistados mencionaram a busca pelo não desperdício de alimentos. A economia de água (81%) e a redução no consumo de energia (73%) também são amplamente adotadas. Outros hábitos incluem o uso de embalagens e sacolas reutilizáveis (58%), a separação do lixo para coleta seletiva e reciclagem (55%), e o consumo de alimentos de produtores locais (33%).
Barreiras para a Sustentabilidade
Apesar do engajamento, a falta de políticas públicas e de incentivo governamental é citada por 62% dos entrevistados como a principal barreira para a adoção de práticas sustentáveis. A falta de informação (57%) e a inexistência de coletas seletivas e pontos de reciclagem (51%) também são obstáculos significativos. Além disso, 47% apontam que produtos sustentáveis são mais caros e difíceis de encontrar.
Responsabilidade pela Sustentabilidade
Quando se trata de responsabilidade pela adoção de medidas para minimizar os impactos das mudanças climáticas, 40% dos entrevistados acreditam que o dever principal é dos governos. Entretanto, 37% entendem que a responsabilidade é dos cidadãos, enquanto 17% apontam para as empresas.
Iniciativas Governamentais e Tecnologias Sustentáveis
66% dos entrevistados consideram que são cruciais os incentivos fiscais para o uso de fontes energéticas limpas, como placas solares e carros elétricos.
Incentivar empresas a adotarem práticas sustentáveis por meio de benefícios fiscais, subsídios e programas de certificação também é visto como essencial por 65%. Além disso, 62% destacam a importância de investir em infraestrutura sustentável, como transporte público eficiente e sistemas de gestão de resíduos.
Consumo Consciente
O comprometimento ambiental das marcas é um critério importante para 70% dos consumidores brasileiros na hora da compra. Desses, 40% consideram que a responsabilidade ambiental é fator determinante, enquanto apenas 2,4% disseram que o critério é nada importante.
Este conteúdo segue os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis.