Mais de 1,5 milhão de eleitores brasileiros que não votaram nas três últimas eleições podem ter o título cancelado. Para regularizar a situação, esses eleitores devem comparecer ao cartório eleitoral entre os dias 25 de fevereiro a 25 de abril.

Para evitar o cancelando do título, os eleitores deverão apresentar documento com foto, o título eleitoral e comprovantes de votação, de justificativa eleitoral, de recolhimento ou de dispensa de recolhimento de multa.

A regularização pode ser feita em qualquer cartório eleitoral. Em Goiânia, o serviço é oferecido na Central de Atendimento ao Eleitor, que fica na Avenida Anhanguera, entre a Avenida Tocantins e a Rua 9, no Centro, e também nos cartórios da Avenida Mutirão e do Setor Marista.

A justiça eleitoral cancelará automaticamente os títulos daqueles que não comparecerem aos cartórios para comprovação de que votou, para apresentar a justificativa de ausência ou multa paga.

Quem não regularizar a situação do título eleitoral a tempo de evitar o cancelamento do registro poderá ser impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e obter certos tipos de empréstimos e inscrição.

A irregularidade também pode gerar dificuldades para investidura e nomeação em concurso público, renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e obtenção de certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.

Com informações do TRE-GO