A Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO) divulgou nota afirmando que o atraso de alguns municípios goianos em preencher o cadastro de vacinação disponibilizado tem comprometido a quantificação e divulgação do número real de imunizados. Segundo a nota, “desta forma os dados disponibilizados pelo Ministério da Saúde acabam não representando a realidade da vacinação no Estado de Goiás”. A secretaria divulgou planilha com 406.665 doses distribuídas, mas não registradas pelos municípios.

A SES-GO informa que já foram distribuídas 1.031.380 doses aos 246 municípios, responsáveis pela aplicação e registro no sistema do Ministério da Saúde. Além disso, “o boletim com as notificações da SES-GO é público e está informatizado, o que facilita o processamento dos dados a partir dos sistemas do Ministério da Saúde (e-SUS VE e Sivep Gripe)”.

Na nota, a SES ainda pede que cada município realize a correta atualização para que os dados sejam disponibilizados para a população de forma correta.

Solicitação aos municípios

Uma solicitação foi enviada aos secretários municipais de saúde do Estado de Goiás, para que atualizem o número de doses aplicadas no sistema, considerando que menos doses podem ser enviadas nas próximas levas enquanto não for identificado o que foi feito com as doses.

Veja o documento: