Ao todo, 64 famílias sairão da área de risco na Rua GB-31, no Jardim Guanabara 3, e serão transferidas para o Residencial Orlando de Morais. As famílias deverão estar na nova moradia a partir deste sábado (12). A motivação é devido ao alagamento que se dá nos locais de risco quando se inicia o período chuvoso.
As casas possuem 40 m² e lotes de 225 m² cada, com uma avaliação em torno de R$ 80 mil. Por meio do Programa Prioritário de Investimento do Governo Federal, todas as famílias que moram em área de risco serão beneficiadas, e não precisarão pagar pelas residências.
O novo morador Ivanilson dos Santos Barbosa comemora a mudança e afirma que a expectativa ao morar no novo local é maior, já que, segundo ele, as condições são bem melhores.
O carpinteiro Zé da Paz morava na RUA GB-31 a 19 anos. Ele aponta que a mudança será um recomeço na vida.
“A vantagem de morar aqui há muitos anos é porque eu conheço todos aqui, fiz muitas amizades, e lá vou começar tudo de novo. No entanto aqui é invasão, e por isso nossa casa não possui muito valor”, destaca.
O Secretário Municipal de Habitação Paulo Borges descreve que há infraestrutura no local onde as famílias passarão a morar. Ele relata que o objetivo da prefeitura de Goiânia é remover todas as famílias que vivem em áreas de risco na cidade até o final do ano que vem.
“Estamos trabalhando dentro do nosso limite. Acabamos de fechar junto com a Caixa Econômica Federal e o Ministério das Cidades mais um quantitativo que nos permite dentro de um orçamento de R$ 50 milhões, executar um programa habitacional para área de risco na construção de 2.200 casas e 1.200 apartamentos, totalizando 3.400 unidades”, aponta.
Segundo o Secretário de Habitação, as casas que os moradores residiam serão demolidas. O local será reflorestado.
Com informações do repórter Samuel Straioto