O Ministério da Saúde em parceria com as secretarias estadual e municipal de Saúde está realizando uma campanha de vacinação contra o Papiloma Vírus Humano, o HPV. Estão sendo imunizadas meninas entre 11 e 13 anos. 

Em Goiânia, já foram vacinadas cerca de 8600 meninas, das 30 mil esperadas pela Secretaria Municipal de Saúde, o que representa 30% do público-alvo.

A chefe de Imunização da Secretaria, Grécia Pessoni, explica a importância da vacina. “Ela não previne simplesmente uma doença sexualmente transmissão, mas uma doença grave, que é o câncer de colo de útero,” justifica.

De acordo com Grécia, a escolha da faixa etária foi na intenção de que as meninas estejam vacinas antes da primeira relação sexual.

A primeira dose vacina está disponível nos postos de saúde e em escolas da rede pública e privada. No casos das entidades de ensino, a secretária de Saúde agendou uma data para visitar cada uma delas.

Essa vacinação está ocorrendo em todas as escolas do município de Goiânia, e também, nas unidades de saúde. No caso das escolas, as datas estão sendo agendas.

De acordo com a chefe de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, o número de adesão está sendo bom. A intenção é visitar todas as escolas de Goiânia até o dia 10 de abril.

Na rede privada, a vacina custa cerca de 300 reais cada dose.