(Foto: Arquivo / Sagres ON)
O deputado estadual Major Araújo (PRP) confirmou a articulação de uma chapa alternativa à do colega Álvaro Guimarães (DEM) à presidência da Assembleia Legislativa para “moralizar” a Casa. Em entrevista à Rádio Sagres 730, nesta segunda-feira (10), o deputado afirmou que a articulação comandada por Álvaro, com apoio do governador eleito Ronaldo Caiado (DEM), mantém um “esquemão” existente no Legislativo de “nucleozinhos” de poder comandados por ex-presidentes.
Segundo ele, Álvaro já aceitou nomear ex-deputados como diretores, numa referência à articulação para nomear Francisco Oliveira e Eliane Pinheiro (PSDB), ambos derrotados nas eleições. “A Assembleia já tem um número excessivo de comissionados e a maioria deles é nomeada pelo presidente e muitos deles têm vínculos com ex-presidentes (da Assembleia), com o ex-governador Marconi, talvez com o atual (José Éliton)”, disse o deputado.
Major Araújo afirma que a primeira bancada que Álvaro Guimarães buscou foi a do PSDB para articular sua eleição foi a do PSDB. Depois ele montou uma chapa que na sua visão será de oposição ao futuro governo. “Fez uma mesa completamente opositora na Assembleia. Tem vaga ali para PT, PSDB, MDB, PRB e todos eles foram ou da base do José Éliton ou da base de Marconi, que foram oposição a Caiado nas eleições”, disse.
O deputado confirmou que participa de uma articulação com deputados novatos para tentar eleger um presidente “independente”. “Não são todos os deputados da base de Caiado que estão satisfeitos [com a chapa de Álvaro]. Estamos conversando com novatos e vamos fazer uma chapa alternativa para buscar uma moralização.”
O próprio deputado, entretanto, já votou com a oposição na Assembleia Legislativa. Na semana passada ele deu dois votos contra dois projetos articulados pessoalmente por Caiado, a redução de 1,2% para 0,5% do índice da receita anual de 2019 para emendas dos deputados ao Orçamento Impositivo e a reinstituição dos incentivos ficais com previsão de aumento de R$ 1 bilhão na receita de ICMS também para o próximo ano.
O deputado diz ter uma visão diferente do que é ser base aliada. Afirma que pedirá vistas de todos os projetos encaminhados pelo futuro governador ao Legislativo. “Sou a favor da sociedade, aquilo que faz bem à sociedade vou sempre me posicionar a favor. O governo pode se equivocar com políticas públicas e temos de ter coragem de nos posicionar ao lado do povo. Eu vou fazer sempre isso”, disse.
Major Araújo elegeu-se vice-prefeito de Goiânia na chapa de Iris Rezende em 2016, mas renunciou ao mandato antes da posse, em 1º de janeiro de 2017, para continuar deputado estadual.
{source}
<iframe width=”100%” height=”300″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/542452329&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true&visual=true”></iframe>
{/source}