As seleções africanas tem sido um verdadeiro vexame na Copa do Mundo em seu proprio continente e tem uma razão clara para isso que serve para muitos times Brasileiros . Camarões foi a primeira seleção a cair fora do mundial apos a derrota por 2 a 1 para a Dinamarca, a Africa do Sul faz um papel ridículo, Gana tambem não faz diferente,Nigéria é uma vergonha,Costa do Marfim,Argelia todas envergonhando  a região com um futebol pífio .

   Num passado recente o mundo inteiro vibrava com a garra e a vontade dos jogadores Africanos em mundias nunca se dando por vencidas .Todos se lembram da inesquecivel seleção Camaronesa em 90 e 94,e da Nigeria tambem em 94 com um futebol inesquecível e maravilhoso . E no encalço dessas seleções outras do continente,se sentiam encorajadas para buscarem o mesmo .

  Mas se isso foi bom para todas elas,este mesmo sucesso provocou o que se vê hoje,ou seja,jogadores sem compromisso algum . Isso porque a Africa se mostrou para o mundo e consequentemente os grandes times principalmente os Europeus,viram no continente um campo vasto para suas explorações buscando jogadores novos ainda em formação como investimento para se reforçarem e isso acabou gerando um desequilibrio na Africa que não consegue revelar seus proprios jogadores .

    Quando são convocados esses atletas para as respectivas seleções e quase 100% deles jogando em times do exterior,eles não tem muito compromisso com sua pátria no ambito esportivo e,muitas vezes,os problemas começam na discussão sobre premiação,pois esses jogadores acostumados a ganhar muito dinheiro nas suas equipes,exigem de suas Confederações aquilo que é impossível de se pagar pois todas são pobres . Como não chegam a um acordo muitos fazem corpo mole sem aquela vontade caracteristica dessa gente  e o resultado é essa participação fraca na Copa .

  O que isso tem a ver com alguns times Brasileiros e especialmente os Goianos? É  simples .Nossos times não estao fazendo um bom trabalho de base .O Atletico não revela ninguem,o Goias apesar de ter muitos campos para trabalhar a garotada,revela poucos jogadores,o Vila Nova nem se fala . Alias gostaria de saber qual é a política do Geso Oliveira para a base do Tigre .O Jair Rabelo é tido e havido como bom para montar time,ele não trabalha com os garotos formados no próprio Clube e quem disser o contrário é só apontar um jogador da base aproveitado por ele .

    É verdade que hoje os meninos que são gerados pelos times, na tenra idade já são seduzidos pelas aves de rapina do futebol que são os maus empresários os maus agentes de atletas que não respeitam o principio do bom relacionamento e muitas vezes tiram os garotos pelas portas do fundo dos times com propostas mirabolantes que acabam induzindo inclusive os pais dos garotos a incentivarem os mesmos a forçarem a barra pra sair .

   Clubes Goianos,mirem nesse exemplo Africano para trabalhar melhor as bases de seus respectivos times,valorizando os garotos e trabalhando em parceria com os pais da meninada para evitar no futuro a falta de dedicação seja com as equipes ou mesmo num ambito maior,com a seleção .