O Porto – POR e o Manchester City – INGL anunciaram na tarde desta quarta-feira (25) o acordo envolvendo a compra do volante Fernando pelo clube inglês. As águias azuis vão pagar 15 milhões de euros (quase 50 milhões de reais) para contar com o brasileiro ex-Vila Nova na próxima temporada europeia.

 

Como o jogador foi formado nas categorias da base do Vila Nova, o torcedor do Tigrão pode comemorar o acordo. Isso, porque os goianos terão direito a cerca de 5% do valor total da transação por ter sido o clube formador. Para isso, basta o Vila entrar com representação na Fifa e provar a passagem de Fernando pelas categorias de base do clube.

 

Caso tudo ocorra normalmente, o Tigrão poderá embolsar um valor superior a 2 milhões de reais, aproximadamente 2,5 milhões. Fernando atuou pelo Vila Nova como profissional de 2005 a 2007, com passagem na base desde 2003. Faturou o título de campeão goiano em 2005, último título colorado. Dois anos depois foi vendido aos Dragões por menos de 1 milhão de reais.

 

Ele chega à Inglaterra com status de grande promessa, após se tornar ídolo de Porto e faturar quatro campeonatos nacionais, uma Liga Europa, três taças de Portugal e quatro supercopas do país. Antes de fechar com os citizens, Fernando foi especulado também no arquirrival Manchester United, no ano passado.