Algumas medidas serão tomadas para prevenir venda de ingressos por parte dos cambistas, brigas e trânsito caótico nas proximidades do estádio Mais organização e tolerância zero com os cambistas é o que promete a Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Lazer que criou uma comissão para combater os problemas de acesso ao Maracanã. A superlotação de setores da arquibancada, a ação de cambistas, as filas e os ingressos falsos são problemas, que provavelmente serão resolvidos.
A principal medida está na setorização do Maracanã, onde as arquibancadas verde e amarela vão ser divididas em setores “A” e “B”. A indicação dos setores será impressa nos ingressos.
Quem comprar um ingresso para o setor A da arquibancada verde, por exemplo, não poderá transitar pela arquibancada amarela, branca ou verde B. A pedido dos clubes, esta medida só vai ser adotada a partir da terceira rodada do Campeonato Carioca para que se tenha tempo suficiente para a organização do controle. Mas todas as outras mudanças já vão ser sentidas pelos torcedores neste domingo, quando Flamengo e Duque de Caxias se enfrentarão pela abertura da Taça Guanabara, ás cinco da tarde.
Outra medida tomada diz respeito a venda de ingressos: as bilheterias do Maracanã só vão vender os bilhetes na data da partida até três horas antes do início do jogo. Com a abertura dos portões, a polícia vai fazer uma triagem e só irá permitir a aproximação de torcedores que tenham ingressos. Todas as pessoas que se dirigirem para as entradas do estádio vão passar por uma vistoria e só depois seguirão por corredores formados por grades até as catracas.
Integrantes da Comissão de Auditoria e Fiscalização de Acesso às Dependências do Estádio Mário Filho (CAFA) ficarão nas roletas fiscalizando a entrada dos torcedores. Cenas como torcedores entrando no estádio passando por cima ou por baixo da roleta ou entregando o ingresso para funcionários sem passá-lo pela catraca não vão ser mais permitidas.
Segurança
Torcedores que cometerem algum tipo de irregularidade dentro do estádio serão punidos. As 70 câmeras espalhadas pelo Maracanã tiveram seu alcance ótico ampliado e vão fiscalizar o comportamento do público. A capacidade do Maracanã em 2010 vai ser de 81.121 torcedores.
