Com 375 votos, o atual presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), foi reconduzido ao cargo. Ele deve tomar posse em seguida para conduzir o processo de apuração dos votos para os demais cargos da Mesa DiretoraA Mesa Diretora é a responsável pela direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos da Câmara. Ela é composta pelo presidente da Casa, por dois vice-presidentes e por quatro secretários, além dos suplentes de secretários. Cada secretário tem atribuições específicas, como administrar o pessoal da Câmara (1º secretário), providenciar passaportes diplomáticos para os deputados (2º), controlar o fornecimento de passagens aéreas (3º) e administrar os imóveis funcionais (4º).. 509 deputados participaram da votação que elegeu Maia.
Maia foi o candidato indicado por 21 dos 22 partidos da Casa, segundo o princípio da representatividade partidária.
O deputado Sandro Mabel (PR-GO) ficou em segundo lugar, com 106 votos. Chico Alencar (Psol-RJ) e Jair Bolsonaro (PP-RJ) conseguiram 16 e 9 votos, respectivamente. Houve 3 votos em branco.
Ao assumir o cargo de presidente da Câmara, o deputado Marco Maia disse que se sente honrado por assumir o posto. Ele ressaltou não ter dúvidas de que a nova Mesa DiretoraA Mesa Diretora é a responsável pela direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos da Câmara. Ela é composta pelo presidente da Casa, por dois vice-presidentes e por quatro secretários, além dos suplentes de secretários. Cada secretário tem atribuições específicas, como administrar o pessoal da Câmara (1º secretário), providenciar passaportes diplomáticos para os deputados (2º), controlar o fornecimento de passagens aéreas (3º) e administrar os imóveis funcionais (4º). produzirá uma boa pauta, para que o povo brasileiro não tenha vergonha dos seus votos.
Maia elogiou a participação dos demais candidatos e disse que a campanha foi “dura”, principalmente pela disputa contra o deputado Sandro Mabel (PR-GO).
Fonte: Câmara dos Deputados