Sagres em OFF
Rubens Salomão

Marconi admite pela primeira vez possível retorno à disputa pelo governo estadual

O ex-governador Marconi Perillo (PSDB) admitiu, pela primeira vez publicamente, que pode disputar o governo de Goiás, em encontro realizado em Quirinópolis, realizado pelo PSDB neste fim de semana. O tucano afirmou no discurso que, nas reuniões políticas, mais de “90% das pessoas” querem que ele entre na disputa com o foco de debater a atual situação do estado de Goiás depois dos primeiros anos da gestão de Ronaldo Caiado (UB).

“Eu posso adiantar uma coisa: nas reuniões políticas, mais de 90% das pessoas querem que eu seja candidato a governador. Cerca de 10% querem que eu seja candidato ao Senado. Nas pesquisas de opinião pública, cerca de 17% e 20% querem que eu seja candidato ao governo e cerca de 25% querem que eu seja candidato ao Senado. Eu sou uma pessoa que não tem medo de desafios, sou competitivo e gosto de ir à luta”, disse o ex-governador.

Marconi ainda disse estar “cheio de energia e vontade, algo que nunca pensei que voltaria a ficar com a política” e fez até promessa de campanha: “A gente fez, quando eu era governador, essa estrada entre Quirinópolis até Tocozinho. Ficou faltando de Tocozinho até Castelândia. O que eu posso dizer? Se, por acaso, eu for candidato a governador e for da vontade do povo que eu me eleja, essa estrada vai ficar pronta no primeiro ano do governo. Não vai ser governo de fake, não”, discursou.

Abobrinha

“Falaram um monte de abobrinha a meu respeito. Ninguém provou nada, porque não tem nada de errado feito. Se eu tivesse feito alguma coisa errada, a gente não teria conseguido fazer tanta coisa em Goiás”, disse Perillo sobre o arquivamento das denúncias da Operação Cash Delivery, do MPF, que chegou a leva-lo para a prisão em 2018.

Animação

“Saibam de uma coisa, eu vou sair daqui cheio de energia, cheio de vontade para debater Goiás e para ajudar a recolocar Goiás nos trilhos”, finalizou.

Irritação

Depois de seguidas sessões com dificuldades para manter presença mínima de parlamentares em plenário, o vereador William Panda (PSB) apresentou projeto para instituir ponto eletrônico na Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia.

Pela digital

O projeto prevê que os vereadores deverão registrar a presença por biometria em dois momentos: no início da sessão e na ordem do dia. Ainda aponta que haverá tolerância para atraso de 15 minutos após início da sessão.

Registro

O parlamentar argumenta que o ponto eletrônico dará transparência e benefícios para “aqueles que cumprem rigorosamente com seus compromissos nas sessões ordinárias e extaordinárias”, além de garantia jurídica das informações, pois a qualquer momento o parlamentar poderá solicitar comprovante de ponto.

Emprego

Goiás tem a sétima menor taxa de desemprego do Brasil. Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que o estado registrou índice de desemprego de 8,9% no primeiro trimestre de 2022. Na comparação com o mesmo período de 2021 (13,9%), houve queda de quatro pontos percentuais.

Cenário

Os indicadores do primeiro trimestre de 2022 mostram cenário de estabilidade em relação ao último trimestre de 2021, quando o Estado alcançou taxa de 8,7%. De acordo com o IBGE, a população desocupada no Estado, em números absolutos, foi estimada em 343 mil pessoas. Na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior (505 mil pessoas), houve redução de 162 mil pessoas.

Novo avanço

A compra da usina mineira Santa Vitória era o passo que faltava para a goiana Jalles Machado se destacar do grupo de empresas de pequeno porte no setor e passar a integrar um pelotão de sucroalcooleiras de tamanho intermediário, com capacidade de moagem mais perto das 10 milhões de toneladas, como CMAA e Usina Colombo.

Negócio fechado

A companhia acertou a compra da usina que pertencia à Geribá Investimentos pelo total de R$ 704,9 milhões, incluindo assunção de dívidas. A empresa foi assessorada pela consultoria FG/A e pelo Pinheiro Neto Advogados. A compra de uma terceira unidade era uma promessa da Jalles Machado aos investidores desde o IPO, em fevereiro de 2021.

Estratégia

Mas a aquisição não era a única estratégia de crescimento da companhia, que logo após a entrada na B3 iniciou aportes para ampliar suas usinas em Goiás. Com a terceira planta, a capacidade total chegará a 8,5 milhões de toneladas, um salto de 70% em relação ao período anterior ao IPO.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.