Sagres em OFF
Rubens Salomão

Marconi descarta governo e fica entre candidatura a deputado federal ou senador

O ex-governador Marconi Perillo (PSDB) confirmou ontem, em reunião com lideranças do PSDB goiano a desistência do projeto de candidatura ao governo do Estado. Como antecipado pela Sagres Em Off, o tucano poderia recuar do pleito apresentado no último encontro regional do partido, em 16 de julho, por dificuldades de compor aliança e pressão da direção nacional do partido, que redigiu carta para que Marconi reforce a chapa para deputado federal.

Ouça “#462: Marconi descarta governo e fica entre candidatura a deputado federal ou senador” no Spreaker.

Depois de ser considerado candidato certo a deputado federal nesta semana, Marconi ainda tenta última cartada para viabilizar candidatura ao Senado. O tucano lidera o cenário nessa disputa, de acordo com últimas pesquisas dos institutos Serpes e Real Time Big Data. O destino do PSDB, no entanto, deve ser o de isolamento, sem coligação majoritária, além da federação com o Cidadania.

Governistas avaliam que a ausência de Marconi poderá redistribuir intenções de voto e resultar em cenário mais favorável para possível vitória do governador Ronaldo Caiado (UB) já no primeiro turno.  Já o presidente regional do Patriota, Jorcelino Braga, tem a expectativa de que o candidato da sigla, Gustavo Mendanha, seja o mais beneficiado com a saída de Marconi da eleição a governador, o que garantiria a presença do ex-prefeito de Aparecida de Goiânia em eventual segundo turno contra Caiado.

Substituição

O presidente do PSD em Goiás, Vilmar Rocha, decidiu ontem confirmar candidato ao Senado pela base do governador Ronaldo Caiado. A definição ocorreu em reunião, após a desistência do presidente da Assembleia Legislativa (Alego), Lissauer Vieira (PSD), no início da semana.

Em espera

Vilmar, no entanto, ainda aguarda o resultado da convenção do PSDB para confirmar ou não o registro da candidatura. É que ele pode abrir mão, caso Marconi Perillo entre na disputa ao cargo majoritário.

Batalha

Decisão colegiada do Superior Tribunal de Justiça (STJ) reconduziu Marcus Vinícius Holanda à presidência nacional do PROS. Consequentemente, Dhone Rodrigues está de volta à direção da sigla em Goiás e anunciou ontem retomada do apoio à reeleição de Ronaldo Caiado.

Na Justiça

O relator no STJ, ministro Antônio Carlos Ferreira, apontou a incompetência da corte para a decisão anterior, do ministro Jorge Mussi, e reestabeleceu os efeitos do acórdão proferido pelo TJDF, que destituiu Eurípedes Júnior e conduziu Marcus Holanda ao comando da sigla no início de março.

Anúncio

Nas redes sociais, o presidente estadual Dhone Rodrigues falou sobre a aliança. “Minha gente, estou aqui com Ronaldo Caiado para reafirmar o apoio do PROS ao nosso governador. Se Deus quiser vai ganhar no primeiro turno! O senhor fez e vai continuar fazendo por Goiás”, declarou.

Correria

O líder do prefeito na Câmara Municipal de Goiânia, Anselmo Pereira (MDB), aponta que a prioridade da Casa na retomada dos trabalhos neste segundo semestre é a aprovação das leis complementares ao Plano Diretor de Goiânia. O texto foi sancionado em março deste ano e entra em vigor no próximo dia 1º de setembro. São pelo menos 12 textos da legislação auxiliar.

Seis meses

A legislação dá prazo de 180 dias para que o Plano Diretor entre em vigor e este foi o prazo para que a prefeitura elaborasse e enviasse à Câmara as Leis Complementares. Entre as matérias estão o Código de Posturas, Lei Ambiental, Código de Parcelamento do Solo, e o Código de Obras e Edificações.

Foto: Vereador Anselmo Pereira no plenário da Câmara Municiál de Goiânia. (Crédito: Mariana Capeletti/Divulgação)

Prazo apertado

“Até setembro o foco da Câmara será a aprovação das leis complementares do Plano Diretor de Goiânia, que entra em vigência em 1 de setembro. São mais de 10 projetos para serem discutidos rapidamente. Queremos que eles sejam aprovados, sob pena de prejuízos à aplicação do Plano Diretor de Goiânia. Queremos que cheguem rapidamente”, disse Anselmo.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.