Durante a visita da presidente Dilma Rousseff à Goiânia, em evento realizado pela prefeitura da capital para lançar as obras do BRT, o governador de Goiás, Marconi Perillo-PSDB, surpreendeu ao declarar, em seu discurso na solenidade, apoio à presidente Dilma. Marconi participou ativamente da campanha de Aécio Neves à presidente, grande rival político de Dilma Rousseff e, além disso, é nome forte e em ascensão no PSDB nacional.
Apesar de tudo isso, o governador, além de declarar apoio à petista, elogiou o trabalho realizada por ela à frente da presidência. Marconi nega veementemente que tenha recebido críticas ou gerado insatisfação interna em seu partido, que é a maior sigla de oposição ao governo federal. Para ele, há a compreensão de que um governador tem que manter boas relações políticas em prol do estado:
“Todos meus companheiros de partidos conhecem minha história no PSDB e meu comprometimento com o partido. Pode ser que alguma ou outra opinião e crítica interna tenha surgido, mas publicamente ninguém falou nada. Todo mundo sabe que governador tem que ter relação boa com presidente e prefeitos, é assim que conseguiremos fazer o nosso estado avançar”.
Marconi Perillo ressaltou também que, apesar da repercussão nacional e de vários elogios do governador de Goiás, mantendo uma postura republicana em meio à guerra e intolerância política no atual cenário brasileiro, a intenção dele ao discursar em prol da presidente Dilma Rousseff, foi demonstrar respeito à autoridade por ela representada e manter a tradição do povo goiano em ser um povo acolhedor:
“Como governador do estado, a minha obrigação é receber bem toda e qualquer autoridade que vem aqui, principalmente se tratando da presidente da República. Cumpri com a tradição dos goianos, de acolher bem os convidados. Além disso, meu compromisso é pensar no bem estar do goianos, independentemente de posicionamento político ou a sigla do partido”.
*Com informações de Mirelle Irene
Ouça a reportagem em áudio:
{mp3}stories/2015/Março/MIRELLE_IRENE_-_DISCURSO_MARCONI_DILMA{/mp3}