Nesta terça-feira (14), o Jornal da Band, da TV Bandeirantes revelou gravações telefônicas da Polícia Federal que mostram o governador de Goiás Marconi Perillo (PSDB) oferecendo cargo no governo estadual para José Francisco das Neves, o Juquinha, ex-presidente da Valec em Goiás.

De acordo com a reportagem, o diálogo foi gravado no último mês de junho. Uma semana depois da conversa, Juquinha, a mulher e os filhos foram presos pela Operação Trem Pagador, da PF, sob a acusação de corrupção e lavagem de dinheiro. O ex-presidente da Valec é acusado pelo Ministério Público de desviar mais de R$ 60 milhões da obra da Ferrovia Norte-Sul.

No trecho relevado nesta terça, Marconi oferece a Secretaria de Cidades para Juquinha. “O dia que você puder, você me avisar para gente acertar esse negócio da secretaria. Para a gente discutir a questão de quem vai para lá viu. É a secretaria que mexe com saneamento, com habitação e com o Detran também. Tem que ser nego que dá conta de alavancar dinheiro em Brasília, que saiba mexer o doce viu. Eu preciso de um avião supersônico como o Juquinha”, declarou Marconi.

O advogado de Marconi Perillo, Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, afirmou que Juquinha era presidente do PR e estava no momento sem trabalhar e o Marconi estava negociando com alguém do PR. Segundo ele, Marconi queria alguém do PR para participar do governo, o que é normal em política.