O governador Marconi Perillo (PSDB) assumiu nesta quinta-feira (01) o quarto mandato. Abaixo descamos alguns trechos do discurso:
“Quero reafirmar com clareza: os compromissos que assumi, diante de vocês, goianos, vou realizar e cumprir.Não tenho que me preocupar com promessas de milagres ou ilusões, pois, na campanha eleitoral, a minha conduta foi de extrema responsabilidade, respeito e parcimônia – não vendi fantasias.”
“É com o tônus revigorante de uma nova prática de governança que vamos continuarreciclando o Estado, para implantar um modelo de administração mais enxuta, econômica e muito mais dinâmica na geração de ganhos para a sociedade; transparente e duríssima no combate às ilegalidades, mazelas de toda natureza, ilicitudes, injustiças, desvios de conduta ou desperdícios.”
‘Goiás se agigantou. Em 1999, o Produto Interno Bruto goiano era de apenas R$ 17,4 bilhões. Com muito trabalho e muito esforço, promovendo a convergência entre governo, empresários e trabalhadores, nos transformamos em uma poderosa economia que alcança agora, em 2014, R$ 144,2bilhões em produção de riquezas, bens e serviços, que avança em ritmo acelerado e almeja, no curto prazo, saltar do 9º para o 8º lugar no ranking das economias entre os 27 Estados Brasileiros.
“Goiás é destaque nacional na geração de oportunidades, com mais de um milhão de empregos gerados desde 1999, dos quais 250 mil postos de trabalho criados apenas no nosso último mandato. Mesmo com o Brasil à beira da recessão, prosseguimos em nossa trajetória de crescimento sustentável, com índices sempre bem acima da média nacional.
“Na Segurança Pública, ampliamos em 30% o efetivo das polícias, renovamos e modernizamos a frota e os equipamentos, estamos melhorando a infraestrutura dos presídios e investindo maciçamente em inteligência policial. Em quatro anos, ampliamos em 28% os investimentos e os índices de violência pararam de subir.”
“Interiorizamos a prestação de serviços públicos do Vapt Vupt, que agora funciona em 32 municípios. Na Educação, saltamos da 16ª para a 1ª colocação no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb) e da 10ª para a 3ª posição no Aprova Brasil. Reformamos 1.080 escolas, construímos ou estamos construindo mais de uma centena de escolas Padrão Século 21.”
“O novo Governo não só continuará atendendo as necessidades do povo de Goiás, como também será motivo de orgulho para as gerações que ainda virão. O meu propósito inabalável fazer do nosso Estado o melhor prestador de serviços públicos do país. A Educação, a Segurança e a Saúde seguirão passando por fortes e decididas mudanças, para alcançarem e manterem os níveis de qualidade e eficiência que a nossa população merece. O papel de fomentar a economia continuará a ser aprofundado pelo Governo, com a ousadia que sempre mostramos para cruzar as fronteiras nacionais e internacionais. A justiça social estará na matriz de todas as minhas decisões.”
“A ciência, a tecnologia e a inovação estarão presentes em todo o leque de atividades do Governo, com o objetivo de facilitar o dia a dia das cidadãs e dos cidadãos goianos. O signo de todas essas ações será o respeito ao meio ambiente e a sustentabilidade. Outro princípio que continuará a nortear o novo Governo é o da total transparência nos atos da administração. Avançamos muito nesse quesito nesta gestão e vamos avançar mais nos próximos anos, ampliando as possibilidades de acesso aos dados sobre o governo e a quantidade de informações disponíveis para consulta pelo cidadão.”
Secretarias
A reportagem 730 divulgou, em primeira mão, os nomes dos dez secretários que vão compor a equipe de Marconi Perillo:
Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia – JOSÉ ELITON JÚNIOR
Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos – VILMAR ROCHA
Secretaria de Educação, Cultura e Esporte – RAQUEL TEIXEIRA
Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (Absorve SSP e Sapejus) – JOAQUIM MESQUITA
Secretaria da Mulher, Desenvolvimento Social, Igualdade Racial, Direitos Humanos e Trabalho – LEDA BORGES
Secretaria de Gestão e Planejamento – THIAGO PEIXOTO
Secretaria de Saúde – LEONARDO VILELA
Secretaria de Governo – HENRIQUE TIBÚRCIO
Secretaria da Fazenda – ANA CARLA ABRÃO
Secretaria da Casa Civil – JOSÉ CARLOS SIQUEIRA