Marconi Perillo é oficialmente o novo governador de Goiás. Em seu discurso de posse, realizado na Assembleia Legislativa, Marconi reaforçou os compromissos que fez durante a campanha, e não poupou seu antecessor, Alcides Rodrigues.
“Mais que reiterar os compromissos de campanha, manifesto o propósito de governar para todos, sem qualquer discriminação. Serei como sempre fui, justo, benevolente, solidário e bom para os carentes e para os honestos. Porém serei duro com os maus e os corruptos. Juntos vamos realizar o melhor governo da vida dos goianos”, prometeu.
De Abraham Lincoln a Cora Coralina, Marconi incrementou seu discurso com várias citações durante quase vinte minutos de fala. Segundo ele, o mérito terá valor em seu governo. “Iniciaremos o tempo da meritocracia em Goiás. Vamos seguir um caminho que consolidará a presença do Estado como indutor da iniciativa privada, dotando Goiás da infra-estrutura necessária à competitividade dos nossos empreendedores”, disse.
Marconi ressaltou que irá governar com base no planejamento, e que seu mandato será consciente nos gastos. “Implantaremos um padrão rígido de austeridade fiscal, cortaremos os gastos supérfluos e garantiremos os investimentos necessários à melhoria da qualidade de vida dos goianos”, afirmou
“Acabou o tempo da preguiça”
O novo governador não poupou críticas a Alcides Rodrigues. Pelo menos em três momentos, Marconi reiterou que pretende dar uma nova cara ao governo. “Chego ao governo de Goiás ciente da herança de descontrole e irresponsabilidade que estarei recebendo, mas o desafio não me intimida, aliás nunca me intimidou”, declarou.
“Acabou o tempo da preguiça, da dissimulação, da mentira, da enganação, da omissão e da acomodação no governos. Afirmo com convicção, Goiás vai recuperar os anos perdidos e reverter o processo de estagnação a que foi submetido nos últimos anos pela inércia”, disse Marconi.
Promessas
“Prometi e vou levar obras e benefícios a todos os 246 municípios do Estado de Goiás”, assegurou o ex-senador. Educação, saúde, transportes, cultura, e várias outras áreas foram apontadas por Marconi, e que segundo ele receberão investimentos. Ele também garantiu que completará obras inacabadas, como o Centro de Excelência, e ainda deixar ativo o Centro Cultural Oscar Niemeyer.
“É ponto de honra, Centro Cultural Oscar Niemeyer, aberto e palco de grandes eventos nos próximos anos. O Centro de Excelência será construído, e vamos lutar, em parceria com o prefeito Paulo Garcia e outros prefeitos para inserir Goiânia na agenda da Copa do Mundo 2014”, disse o governador.
A Celg também foi citada por Marconi. Segundo ele, a empresa “reencontrará o rumo da boa gestão e se consolidará como pilar mais sólido da economia”. “Prometi e vou cuidar da educação com atenção redrobada implantando colégios tecnológicos, escolas de tempo integral e uma reforma de fundo na área educacional”, continuou.
“Prometi e vou tratar a saúde pública dentro do enfoque da melhoria radical do atendimento e primeiro com rapidez vou qualificar e fazer funcionar bem as estruturas e os serviços de saúde que já existem para depois realizar os novos e necessários investimentos”, ressaltou o governador eleito.