Obras devem ser iniciadas na próxima semana; Trânsito será modificado. Foto: Prefeitura de Goiânia

Foi assinada na noite desta quinta-feira (6), a ordem de serviço para realização de obras para estabilização do canal do córrego Botafogo. Recurso de R$ 7,8 milhões oriundos do Ministério de Integração Nacional já estão disponíveis para o Município. As intervenções devem durar até 150 dias, ou seja, cerca de 5 meses. Dessa forma, o trânsito na Marginal Botafogo será novamente impactado. A velocidade que é de 80 km/ h será novamente reduzida para 60 km/h. A expectativa é que as ações já comecem na próxima segunda-feira (9).

Obras

Nos últimos períodos de chuva, o cenário na Marginal Botafogo, principalmente na região dos parques Botafogo e Mutirama, perto da Avenida Independência tem sido de destruição. A água rapidamente escoa pelo canal do córrego e destrói tudo pela frente. Fruto da impermeabilização na área central de Goiânia e pela falta de um adequado sistema de drenagem.

Em entrevista exclusiva à Rádio Sagres 730, o secretário de Infraestrutura e Obras da Prefeitura de Goiânia, Dolzonan Matos, explicou que a obra será executada pela empresa JOFEGE. O foco principal será de corrigir problemas nos 17 pontos mais críticos no canal do córrego Botafogo.

“Ontem nós assinamos a ordem de serviço para continuidade das obras na Marginal Botafogo, são recursos do Ministério da Integração Nacional, R$ 7,8 milhões e que nós iremos usar para consertar todos os 17 pontos críticos provocados por várias enchentes nas chuvas passadas”, declarou.

A chegada do recurso foi anunciada pelo prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB) e pelo ex-ministro de Integração Nacional, Helder Barbalho (MDB), no dia 4 de abril deste ano. Em maio, a prefeitura chegou a reclamar da não disponibilidade do recurso, fator que foi rebatido pelo ministro das Cidades, Alexandre Baldy e por Vanderlan Cardoso, ambos do partido Progressista.

“O dinheiro já está disponibilizado. Será depositado na Caixa Econômica Federal e à medida que formos executando as obras, fazendo as correções, são realizadas as medições e esses recursos serão pagos a empresa empreiteira que é a JOFEGE que é a mesma empresa que está fazendo o corredor T-7”, destacou.

Trecho

As obras da Marginal Botafogo serão realizadas entre o trecho da Avenida Deputado Jamel Cecílio, no Setor Pedro Ludovico até a ponte da Rua 301, no Setor Nova Vila, próximo ao Parque de Exposições Agropecuárias de Goiânia.

“A empresa estará se mobilizando com a instalação de canteiros. Na próxima segunda-feira, já teremos máquinas e pessoas no local, trabalhando, porque o prazo é realmente muito curto. São 150 dias e a empresa vai cumprir rigorosamente este prazo para que não tenhamos mais problemas”, explicou o secretário de Infraestrutura.

De acordo com Dolzonan Matos, hoje duas peças formam o canal e a junção das duas se desgasta, por conta da dilatação, contribuindo para passagem da água, infiltração do solo, enfraquecimento da estrutura do canal e até mesmo comprometendo a pista. Ele explicou a reportagem Sagres 730 que haverá somente uma única peça.

“Vamos transformar o canal numa peça única em forma de “U”. Hoje são duas peças, as paredes laterais e o fundo inclinado formando um “V” e com a dilatação nessas duas peças, colaborando para o assoreamento do solo que fica sustentando o canal. As paredes poderiam virar e por isso temos colocado as chamadas estroncas, vigas para que as paredes não virassem. Com a concretagem do fundo numa laje na ordem de 30 centímetros armados. O canal estará estabilizado e num solo totalmente recuperado também. Vamos substituir o solo, colocar pedras para que seja um solo mais estável”, afirmou.

Dolzonan Matos explicou que serão feitos serviços de escavação, concretagem do fundo do canal para estabilização da estrutura, drenagem de águas pluviais. Ele espera que desta maneira, é possível ter uma solução definitiva e não mais sofrer com questões de assoreamento, derrubadas de gabiões e destruições de parte do canal.

Outras ações

A médio e longo prazo estão projetadas outras medidas. Dolzonan Matos explicou que há um estudo realizado junto à Universidade Federal de Goiás (UFG), do Instituto Federal de Goiás (IFG), o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA), o Conselho de Desenvolvimento de Goiânia (Codese) e as diversas secretarias da prefeitura da capital.

Segundo o gestor da área de infraestrutura, o cenário nas próximas chuvas pode ser diferente. Para ele, a partir do estudo será possível identificar de forma mais precisa, as causas de transbordamento do canal, a partir do excesso de água das chuvas, com reforço negativo da impermeabilização da cidade.

“Teremos que construir bacias de contenção, valas de contenção, poços de infiltração para que as chuvas não desçam pelas avenidas, transformando-as em verdadeiros canais e a água pluvial em alta velocidade em direção ao canal do Botafogo. É uma intervenção mais aprofundada. E isso depende de um diagnóstico que estamos desenvolvendo”, afirmou.

No início do ano, havia sido divulgada uma informação de que a Prefeitura de Goiânia iria precisar de R$ 35 milhões para fazer este projeto mais estruturante. Dolzonan Matos acredita que a quantidade de recursos a ser aplicada pode ser menor, na ordem de R$ 20 milhões.

A jusante na Avenida Independência faremos bacias de dissipação, gabiões para amortizar, quebrar a velocidade da água e pensar no córrego botafogo fora do canal da avenida.

Trânsito

Em entrevista exclusiva à Rádio Sagres 730, o secretário Municipal de Trânsito, Fernando Santana, explicou que o trânsito será impactado na Marginal Botafogo e que um planejamento já está sendo montado para que haja o menor tipo de intervenção possível nos dois sentidos da via.

“A Marginal Botafogo é de extrema importância para Goiânia, haja vista que dentro da normalidade circula de 80 a 100 mil veículos por dia, a intervenção nela é muito traumática para Goiânia. Esse é o debate do momento em que buscamos uma solução para executar a obra sem causar grande trauma na nossa cidade”, declarou.

Fernando Santana pede a sociedade para que tenha paciência, já que é uma obra necessária e que precisa ser realizada para evitar danos para a cidade.  Ele argumenta que em alguns momento deverão ocorrer intervenções totais nos dois sentidos da via.

“O que nós estamos trabalhando era para manter pelo menos uma faixa de rolamento como já fizemos no passado. Mas nós teremos momentos que será preciso interromper 100% e vamos procurar fazer isso em dias de menor fluxo de veículos, sábado e domingo e também no período da noite, se possível, interromper para que as máquinas possam fazer a operação. O movimento das máquinas num grande fluxo pode trazer riscos. Por isso, pedimos paciência e a compreensão da sociedade.”, argumentou.

Velocidade

Durante obras emergenciais realizadas desde o último período chuvoso, a Marginal Botafogo tinha como limite de velocidade 60km/h. Recentemente voltou ao parâmetro original para 80 km/h e agora a tendência é que retorne novamente para 60 km/h e nos trechos em que intervenções estão sendo feitas, a velocidade cairá para 30 km/h.

“Sem dúvida, se nós tivermos de reduzir para somente uma pista vamos voltar para 60 km/h e trechos com obras 30 km/h. Continua ainda a proibição de tráfego de caminhão e ônibus. Tudo isso para garantir a segurança”, completou.

Decreto

Na última segunda-feira (2), foi publicado no Diário Oficial do Município decreto do prefeito Iris Rezende em que determina situação de emergência pelo período de 180 dias na Marginal Botafogo.

O decreto com efeito retroativo a 28 de junho estabelece que a prefeitura pode dispensar licitação nos contratos de aquisição de bens necessários para a prestação de serviços e obras na via.