Aconteceu nesta terça-feira o primeiro dia do Congresso Goiano de Futebol (CONFUT). A abertura do evento trouxe palestras com conteúdos diversos, variando desde o futebol feminino até planejamento de marketing para os clubes. Além destes temas,  o primeiro dia do evento contou com a presença de nomes importantes da CBF e da parte de desempenho de grandes clubes do Brasil.

Pela manhã

Durante o período matutino, o CONFUT trouxe a Gerente de Desenvolvimento do Futebol Feminino da CBF, Valesca Araújo, para trazer um pouco do universo feminino dentro da área futebolística, abordando, principalmente, as parcerias, a preparação e as peculiaridades que o futebol feminino exige.

Uma das palestras mais esperadas do dia foi a do professor de MBA em Gestão MKT Esportivo, Fred Mourão. Ele foi executivo de marketing do Flamengo durante os anos de 2013-2015 e falou sobre os problemas enfrentados à frente do clube carioca neste período. Fred explicou como funciona o Programa Sócio–Torcedor aqui no Brasil e também nos principais clubes da Europa.

Quem esperava um tema mais voltado à parte física do futebol viu Raul Osiecki, fisiologista do Coritiba, trazer para o evento informações importantes sobre a parte médica e a preparação física dos jogadores.

À tarde

Um dos principais nomes do dia era João Gomide, diretor de marketing do Atlético Mineiro, que não pode comparecer ao evento. Companheiro de profissão, Fred Mourão retornou ao Auditório Eli Alves Forte para trazer ainda mais conhecimento sobre marketing esportivo.

Na sequência, o jovem Lucas Giust, analista de desempenho do Fluminense, apresentou os métodos e as estratégias usadas para avaliar a atuação de cada jogador. Apesar da importância da área, Lucas admitiu que muitos treinadores ainda não consegue enxergar o valor da análise de desempenho nos resultados obtidos pela equipe.

Nomes importantes dentro da principal entidade esportiva do país, a CBF, Manoel Flores e Reynaldo Buzzoni falaram um pouco mais sobre as competições organizadas pela Confederação Brasileira de Futebol e todas as regras que as envolvem.

Finalizando o dia, uma mesa redonda sobre o futebol goiano com profissionais da imprensa, atletas, treinadores, dirigentes dos clubes e o presidente da Federação Goiana de Futebol, André Pitta.

2º dia

O I Congresso Goiano de Futebol será finalizado nesta quarta-feira (14), no Auditório Eli Alves Forte – OAB/GO, tendo início às 8h30 com a palestra “Gestão Esportiva e Preparação Física para Profissional e Base”, com Élio Carravetta, Coordenador Geral de Futebol do Internacional.

Confira o restante da programação do dia 14:

10h45: Direito Esportivo – Dr. Hallan de Souza Rocha e Dr. Guilherme Bentzen (Presidente do TJD-GO e Procurador Geral do TJD-GO)

13h30: Arbitragem Goiana – Coronel Motta e Edson Antônio (Presidente da Comissão de Arbitragem da FGF e Presidente do Sindicato dos Árbitros-GO)

14h30: Arbitragem Brasileira – Coronel Marcos Marinho (Presidente da Comissão Nacional de Arbitragem da CBF)

15h45: Lei Geral do Esporte – Wladimyr Vinycius de Moraes Camargos (Relator do Anteprojeto da Lei Geral do Esporte)

16h45: Preparação de Goleiros – Rogério Lima (Treinador de Goleiros do Santos e da Seleção Brasileira de Base)

17h45: Mesa Redonda – Organização de Grandes Espetáculos (Representantes da SSP-GO e Representantes do Ministério do Esporte)

O encerramento do CONFUT está previsto para às 19h00.