O período de matrículas na rede pública estadual, que começou no último dia 23 de novembro, termina no próximo dia 11 de dezembro. De acordo com a Secretaria de Educação (Seduc), são 1.013 vagas para novos alunos. O prazo também vale para estudantes novatos vindos de outras redes (municipal, federal e privada), de outros estados e também para aqueles que abandonaram a escola e pretendem retornar aos estudos.

Ainda segundo a Seduc, todo o processo deve ser feito pelo endereço matricula.go.gov.br.

Assista ao passo a passo a seguir e confira o passo a passo:

Passo a passo da matrícula:

1 – O estudante ou familiar deve acessar o site www.matricula.go.gov.br e clicar no link “Solicitar matrícula”.

2 – É importante ter em mãos todos as informações e documentos necessários:
• nome completo do aluno (sem abreviação);
• data de nascimento;
• sexo;
• nome completo da mãe (sem abreviação);
• nome completo do responsável (alunos menores);
• CPF do aluno (ou do responsável);
• endereço;
• telefone para contato;
• e-mail;
• etapa de ensino, série e turno nos quais deseja se matricular.

3 – Nesta etapa, o usuário deve preencher o formulário e, ao final, indicar três opções de escola estadual de sua preferência. É o sistema de matrícula informatizada que fará a alocação, os seja, a definição da vaga, com base nessas indicações e no número de vagas disponíveis em cada unidade escolar para o ano de 2023.

A Seduc ressalta que é preciso indicar todas as três opções de escola conforme preferência, pois a vaga concedida seguirá essa ordem. No caso de não haver vaga nas três escolas escolhidas, uma quarta escola, mais próxima da primeira opção, será designada ao estudante.

A secretaria também pede cuidado ao selecionar as escolas de preferência! Existem escolas públicas estaduais com o mesmo nome em municípios diferentes. Por isso, ao consultar a escola, o município aparecerá ao lado do nome, destacado na cor verde, para evitar engano.

4 – Agora é preciso finalizar a solicitação, enviando os dados. Em instantes, um comprovante de solicitação de vaga será encaminhado ao e-mail cadastrado.

5 – A última etapa da matrícula é a confirmação/efetivação, que deve ser feita entre os dias 19 e 23 dezembro. Para saber onde o estudante foi alocado e será matriculado, basta acessar novamente o site matricula.go.gov.br e fazer a consulta pelo número da solicitação e data de nascimento. A confirmação é feita diretamente na unidade de ensino que disponibilizou a vaga.

Na escola, o estudante ou responsável deve apresentar os documentos pessoais (RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento e comprovante de endereço atual), além dos documentos escolares (histórico escolar, ficha individual e/ou declaração de transferência). Pronto! A vaga para o ano letivo de 2023 já está garantida e, para que não reste dúvida, outro comprovante será enviado ao e-mail cadastrado pelo usuário.

As unidades de ensino disponibilizam computadores para que o estudante ou familiar sem acesso à internet possa realizar o procedimento.

Renovação

Para os alunos que já são da rede estadual, a renovação de matrícula será feita de forma automática e deverá ser confirmada por meio do termo de renovação assinado pelos pais ou responsáveis diretamente na escola. Caso o aluno não tenha interesse em permanecer na mesma escola em que estudou neste ano, deverá solicitar a transferência até o dia 11, também na própria unidade de ensino.

Nesse processo, não haverá a reserva de vagas na unidade de preferência, devendo o estudante indicar três opções nas quais deseja concorrer a uma vaga.

Material

A Seduc informa que as escolas da rede estadual de ensino oferecem vagas para todos e que não existe lista de espera. Todas as unidades passaram por reforma e foram equipadas para receber os alunos, sendo que os novatos devem receber uniforme, mochila e material escolar. Os estudantes do Ensino Médio ainda podem ser beneficiados com a entrega de Chromebooks e com o programa Bolsa Estudo, que destina a cada jovem R$ 110 por mês.

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