Sagres em OFF
Rubens Salomão

MDB deve ser contemplado em possível minirreforma do secretariado

Membros do governo estadual avaliam uma possível minirreforma administrativa no final de 2021, no mais tardar no início de 2022. A intenção é contemplar aliados, principalmente do MDB que recentemente embarcou na gestão estadual, com o apoio de Daniel Vilela a Ronaldo Caiado e definição do presidente do MDB como candidato a vice na chapa.

Ouça a coluna Sagres em OFF:

Palacianos ouvidos pela coluna relataram que as mudanças, caso ocorram, serão pontuais e de acordo com as necessidades. Secretários que têm sido incentivados a se candidatar estão correndo contra o tempo para finalizar as tarefas propostas para este ano e apresentar o planejamento para o último ano do atual mandato de Caiado.

Outra possibilidade de mudança é para contemplar membros de grupos que ficaram insatisfeitos com a aliança entre DEM e MDB. A movimentação é tratada com cautela para evitar desgastes, a fim de que o governo consiga apresentar resultados e, ao mesmo, tempo reforçar a articulação política.

Linguagem neutra

O deputado estadual Amauri Ribeiro (Patriota) apresentou projeto de lei que proíbe, em Goiás, a utilização de pronomes de tratamento neutros, primando pelo emprego e ensino correto da língua portuguesa. Lei semelhante aprovada em Rondônia é alvo de análise no Supremo Tribunal Federal. A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee) ajuizou no STF Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 7019) contra lei que proíbe a denominada linguagem neutra na grade curricular. A ação foi distribuída ao ministro Edson Fachin.

Agenda

O Ministério do Meio Ambiente completará, nesta sexta-feira (19), 29 anos, e na data o ministro Joaquim Leite deve cumprir agenda, em Goiânia. Às 9h o ministro deve participar de ação da Prefeitura relativa ao plantio de 50 mil árvores em três parques da capital. Já às 11h, Joaquim deve comparecer à inauguração do primeiro centro de logística reversa de eletroeletrônicos.

Mais uma

Mais um político apresentou projeto para adicionar o nome de Iris Rezende Machado a um espaço público. Desta vez, o deputado estadual Charles Bento (PRTB) apresentou projeto de lei para que o Palácio das Esmeraldas tenha o nome do ex-governador.

Vários pedidos

Na Câmara Municipal de Goiânia, a vereadora Sabrina Garcêz (PSD) ficou responsável por analisar todos os projetos, juntar as propostas semelhantes, de forma que a homenagem seja feita e nenhum dos parlamentares se sinta prejudicado. Foram diversos pedidos para rebatizar ruas e espaços públicos da capital, que chegou a gerar um impasse entre os vereadores.

Publicação

O Supremo Tribunal Federal (STF) publicou acórdão, nesta quinta-feira (18), que limita a uma vez a reeleição de parlamentares ao mesmo cargo da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). Segundo a decisão, a reeleição pode ocorrer na mesma legislatura ou na subsequente, e não há impedimento para que o parlamentar seja reconduzido à Mesa por mais de uma vez, desde que em outro cargo. Houve modulação dos efeitos da decisão e foi mantida a composição da Mesa Diretora eleita para o atual biênio.

Aparando as arestas

O vice-prefeito de Aparecida de Goiânia e prefeito em exercício, Vilmar Mariano (MDB), convidou o presidente da Câmara reeleito, André Fortaleza (MDB), e demais 24 vereadores para café da manhã na Cidade Administrativa. A intenção foi de tentar uma reaproximação com os vereadores, após desgastes durante o processo de antecipação da eleição da Mesa Diretora. O prefeito Gustavo Mendanha (sem partido) está em Barcelona para congresso internacional de cidades inteligentes.

Retorno

A partir da edição de amanhã, volta a assinar esta coluna o jornalista Rubens Salomão, titular deste espaço. Por aqui, destaco as informações aos domingos e diariamente sempre informações quentinhas no meu blog (blog do Samuel Straioto) no Sagres Online.

Mais lidas:

Leia também: