O Ministério da Educação (MEC) planeja lançar, em novembro de 2024, um concurso unificado voltado para a contratação de professores em todo o Brasil. O ministro da Educação, Camilo Santana, revelou que o novo concurso, apelidado de “Enem dos Professores”, visa valorizar as carreiras de licenciatura e deverá ter adesão voluntária de estados e municípios.

A previsão de início é para 2025, quando o projeto deverá impulsionar a formação de profissionais na educação básica, área que enfrenta um déficit crescente de professores. Durante a reunião ministerial do G20 Educação, realizada em Fortaleza (CE), Camilo Santana destacou a relevância do projeto para o reconhecimento dos professores no Brasil.

“Agora em novembro o presidente deverá lançar [esse conjunto de ações] em que um dos pontos é um concurso unificado para professores no Brasil. Claro que vai ser por adesão das redes. Eu acho que é importante a sociedade compreender a importância do reconhecimento da valorização dos professores no nosso país”, declarou a jornalistas.

Falta de professores

Segundo dados da Unesco, faltam 44 milhões de professores em todo o mundo para garantir a universalização do ensino. No Brasil, o Instituto Semesp estima uma carência de cerca de 235 mil professores na educação básica até 2040.

Além do concurso unificado, o MEC lançará o programa “Pé-de-Meia” da licenciatura, uma iniciativa que busca atrair jovens para a carreira docente ao oferecer bolsas de apoio para ingressantes no ensino superior.

O objetivo do programa é fortalecer o ingresso e a permanência de futuros professores nas licenciaturas, reduzindo o déficit na formação de docentes qualificados no país. A capital cearense, Fortaleza, recebe entre 29 de outubro e 1º de novembro o evento “Ceará: Centro Global de Educação”, promovido pelo MEC.

O encontro reúne ministros de Educação das maiores economias mundiais, com foco na valorização dos professores, digitalização de conteúdos pedagógicos e aproximação entre escola e comunidade. Ao final da reunião do G20 Educação, os líderes deverão lançar um relatório com diretrizes para o setor em 2025.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade

Leia também: