MEC viabilizou a compra por meio do programa Caminho da Escola (Foto: Bruno Santana/Governo do Tocantins)

O Ministério da Educação (MEC) viabilizou a compra de 6,2 mil novos ônibus escolares, por meio do programa Caminho da Escola. Os veículos serão encaminhados aos Estados, municípios e para o Distrito Federal. Segundo o MEC, a aquisição irá garantir o conforto e a segurança no caminho de milhares de estudantes de casa para a escola.

Dentre os novos ônibus, alguns modelos terão capacidade para apenas 13 estudantes sentados. Isso porque os modelos possuem tração nas quatro rodas e são menores, e foram adquiridos para atender áreas com vias difíceis de serem acessadas. “Estamos atentos às demandas. Por isso, o Caminho da Escola disponibiliza pela primeira vez esse micro-ônibus escolar”, explicou a presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Karine Santos.

O MEC informou que todos os veículos são equipados com dispositivos de acessibilidade e, além disso, seguem os padrões de qualidade e segurança estipulados pelo FNDE em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Caminho da Escola

O programa Caminho da Escola tem o objetivo de renovar a frota de veículos escolares e garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes. De acordo com as informações do Ministério da Educação, os Estados podem adquirir os ônibus por meio de atas de compras disponíveis no Sistema de Gerenciamento de Atas de Registro de Preços (Sigarp) do FNDE, autarquia vinculada ao MEC que gerencia o programa. Segundo o MEC, a compra compartilhada pode render economia de quase 40% 40% do valor de mercado. 

Em novembro, foram entregues 214 veículos ao Governo de Goiás. Segundo a deputada Flávia Moraes (PDT), coordenadora da bancada federal no Congresso Nacional, os ônibus foram adquiridos com recursos de emendas impositivas dos parlamentares goianos apresentadas ao Orçamento da União de 2019. Na época, o MEC informou que o investimento na frota foi de R$ 43,3 milhões, e que a iniciativa era parte do programa Caminho da Escola.